Ações incluem curso Direção & Gentileza, distribuição de equipamentos de segurança e mensagens educativas nos painéis

 

As estatísticas mostram que motociclistas são os principais envolvidos em acidentes automobilísticos. Segundo a Seguradora Líder, administradora do Seguro DPVAT em todo o país, 79% das vítimas estavam envolvidas em colisões de motos e ciclomotores no ano passado. Para colaborar na redução desses números, a Lamsa promoverá a uma semana de atividades de conscientização por mais segurança no trânsito, a partir desta quinta-feira (25). A programação inclui informações de alerta nos painéis de mensagem, distribuição de equipamentos de segurança e a realização da terceira edição do curso Direção & Gentileza, no dia 31 de julho.

O treinamento faz parte do programa Atitude Segura & Gentileza, do grupo Invepar, e conta com lições de condução e pilotagem segura, e de manutenção, identificação e solução de panes simples, além da entrega de antenas corta-pipa para os motociclistas que participarem do curso.

A aula terá quatro horas de duração, dividida em teoria e prática, com abordagem sobre sinalização em caso de enguiço, lubrificação de correntes, calibragem e troca de pneus, posicionamento correto dos espelhos retrovisores, e atenção aos níveis de água e óleo.

O Direção & Gentileza também terá uma palestra com a enfermeira-chefe do Hospital Lourenço Jorge, Maria Carolina Rocha, sobre as estatísticas e a gravidade das lesões sofridas por vítimas de acidentes de moto, e suas consequências.

Na via expressa, artistas do projeto “De Olho na Pista” farão performances educativas para alertar os usuários sobre a segurança no trânsito.

“Percebemos que os motociclistas são os mais expostos aos acidentes de trânsito e os números mostram isso. Por isso, organizamos ações educativas não só para conscientizar a todos sobre os cuidados a serem tomados com e para quem está sobre duas rodas, mas também reduzir as estatísticas de acidentes. Na Linha Amarela, estamos perto de cumprir a meta de redução estipulada pela ONU para o fim desta década, de 50% no número de vítimas de trânsito”, explica a gerente de comunicação, marketing e sustentabilidade da Invepar, Giovanna Curty, referindo-se à queda de 49,3% desses índices na via expressa, entre 2010 e 2018.

O curso será dado das 13h às 17h, no auditório da Lamsa, em Água Santa, na Zona Norte do Rio. Para participar, os interessados só precisam se inscrever pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..