Foram 22 anos esperando a chegada do metrô, entre tantas promessas e modificações do traçado, o sistema hoje é uma realidade, e sobretudo uma conquista da Câmara Comunitária da Barra da Tijuca (CCBT),  moradores e  associações

Foram 22 anos esperando a chegada do metrô, entre tantas promessas e modificações do traçado, o sistema hoje é uma realidade, e sobretudo uma conquista da Câmara Comunitária da Barra da Tijuca (CCBT),  moradores e  associações. Depois de 4 meses de operação para o público, os moradores da região fizeram as suas avaliações e considerações sobre o transporte com a diretoria do Metrô Rio, no dia 13/12, em debate promovido pela CCBT.

Estavam presentes o relações institucionais do metrô, Luiz Fernando, o gestor de novos negócios  Guilherme Dale, o gestor de planejamento de transporte do Metrô Rio, Diego Garcia e  mediando o encontro o presidente da Câmara Comunitária, Delair Dumbrosck.

- A ideia da reunião é estreitar uma parceria com o Metrô Rio, reivindicamos durante anos o transporte para o bairro, por isso precisamos trabalhar juntos com o consórcio, a fim de trazer melhorias no sistema de transporte e qualidade de vida aos usuários, disse Delair.

Extensão da linha 4
Os moradores questionaram sobre a extensão da linha 4 até a Terminal Alvorada, em resposta  o gestor de transporte do metrô, Diego Garcia, explicou que ainda não há por parte do Governo Estadual licitação para a construção do projeto. No entanto o presidente da CCBT, Delair, informou que entrou em contato com o novo vice-prefeito do Rio de Janeiro, Fernando Mac Dowell, solicitando a realização da obra, que irá atender de forma eficaz o público da Barra da Tijuca e Recreio.

- Conquistamos o metrô, mas não vamos deixar de reivindicar as demandas dos moradores. Esperamos que não demore mais 22 anos para que a extensão seja feita, declarou o presidente da CCBT.

Desembarque dos moradores
Foi proposto no debate a melhoria da baia de desembarque dos passageiros, ao lado do antigo restaurante porcão e também no novo terminal de ônibus localizado próximo ao Condado de Cascais. A ideia é expandir para que os ônibus fretados possam utilizar este locais sem causar transtorno ao trânsito da área. Segundo Delair, é preciso levantar os pontos positivo do metrô, esta é uma oportunidade de integrar o transporte público, a um sistema já estruturado dentro dos condomínios. O diretor de transporte do Parque das Rosas sugeriu que estes ônibus sejam alimentadores, para que o morador usufrua de todas as possibilidade do sistema de transporte.

Barra x Centro
Os moradores também discutiram a necessidade de melhorar a sinalização nas estações e reduzir o intervalo de tempo entre os vagões.  Além disso questionaram sobre o fim da baldeação na estação General Osório. De acordo com Diego Gracia, é possível que no segundo semestre de 2017  os usuários  da linha 4 poderão prosseguir direto até o Centro da Cidade sem precisar parar em Ipanema.

Horário ampliado
Desde sábado (17) o metrô passou a funcionar de segunda a sábado, das 5h à meia-noite, e aos domingos e feriados, das 7h às 23h.