Bailarinos da Ópera Nacional da Ucrânia (Kiev Ballet) fazem homenagem a Tchaikovsky para celebrar 150 anos de fundação, numa turnê que está rodando o planeta

Fundado em 1867, o Kiev Ballet é hoje considerado o melhor grupo de ballet clássico do mundo. Sua formação consistiu num pequeno grupo de bailarinos, que se apresentavam em festividades locais da Ucrânia. No início do século XX, principalmente depois da Primeira Guerra Mundial (1914-1919), a companhia começa a receber bailarinos russos das escolas de Paris. Com isso, o nível técnico do grupo melhora, juntamente com a projeção internacional da escola.

Em 1950, no período da Guerra Fria, o Kiev Ballet faz performances em praças da chamada “Cortina de Ferro” e nas casas de Inglaterra em França. Somente depois da independência da Ucrânia, em 1990, que o grupo viaja para fora da Europa, atravessando fronteiras da Ásia e da América do Norte.

Esta é a segunda vez que o Ballet vem para o Brasil, mas a primeira numa grande turnê. Em 2015, eles fizeram shows no Teatro Bradesco, no shopping Village Mall, mas sem muita divulgação e nem notoriedade. Agora, completando 150 de inauguração, estão realizando um tour por diversas capitais e cidades brasileiras.

- Nossa companhia é clássica, tradicional. Temos algumas danças neoclássicas e contemporâneas também. Para nós, todo espetáculo é uma novidade, mesmo se a gente já o tenha feito milhares de vezes, pois tudo varia conforme o local. Nosso objetivo maior é unir Ucrânia e Brasil culturalmente, porque dança todo mundo consegue entender – disse Ruslan Bentsianov, diretor do Kiev Ballet.

Para celebrar um século e meio de existência, o grupo trouxe da Ucrânia mais de 500 Kg de cenário para encenar duas óperas clássicas do russo Tchaikovsky: “Lago dos Cisnes” e “A Bela Adormecida”. Os cariocas poderão acompanhar o espetáculo no dia 23 (quarta-feira), às 21h, na Cidade das Artes.