O evento acontece nesta quarta-feira (26), no Campo Olímpico de Golfe, e conta com painéis sobre energia nuclear, gás natural, biogás, eólica offshore, solar e biocombustíveis, além de ação solidária de Natal e transmissão ao vivo

 

Nesta quarta-feira, 26 de novembro, o Campo Olímpico de Golfe da Barra da Tijuca será palco de um dos encontros mais relevantes do calendário energético nacional: o Seminário das Energias Limpas, promovido pela Fundação Rede Criativa, com apoio da Secretaria de Energia e Economia do Mar do Estado do Rio de Janeiro (Seenemar), parceiros institucionais e empresas do setor.

O evento tem início às 9h e reúne especialistas, representantes de setores público e privado, pesquisadores e entidades de referência para debater o futuro da transição energética, da tecnologia limpa e das políticas que moldaram o desenvolvimento sustentável do Brasil e, especialmente do Estado do Rio de Janeiro. 

A programação reforça o compromisso da região com a economia verde, mais eficiente, inovadora e alinhada às metas globais de redução de emissões. 

 

Energia nuclear e o papel estratégico do Rio 

Como um dos painéis principais, o seminário destaca e discute o futuro da energia nuclear, tema estratégico tanto para a transição energética, quanto para a segurança energética nacional. 

O evento conta com apoio institucional da Eletrobras Termonuclear S.A. (Eletronuclear) e patrocínio da Amazônia Azul Tecnologias de Defesa S.A. (Amazul), consolidando o Rio de Janeiro como epicentro brasileiro de excelência em energia limpa — especialmente por ser o único estado do país a concentrar todas as matrizes limpas, graças às usinas de Angra dos Reis.

A plenária “Energia Limpa para Hoje e para o Futuro” reunirá especialistas para desmistificar o tema e debater a importância da matriz nuclear no equilíbrio energético nacional e no avanço da descarbonização.

Para o Curador Técnico do evento e servidor da Secretaria de Energia e Economia do Mar do Estado do Rio de Janeiro (Seenemar-RJ), João Leal, a energia nuclear é indispensável: “Não há que se falar no alcance de qualquer meta de descarbonização sem considerar a matriz termonuclear, onde temos, especialmente, o know-how tecnológico da extração do urânio da natureza à geração termonuclear”, aponta. 

Além desse debate, o NeoVerde Vision abordará toda a matriz energética fluminense, com painéis sobre: Gás natural; Energias offshore (petróleo e eólicas); Biogás e biometano, com apoio da Associação Brasileira do Biogás e do Biometano (ABIOGÁS); Energia solar; Biocombustíveis e combustíveis do futuro

Entre as presenças confirmadas estão o Governador Cláudio Castro, a Secretaria de Energia e Economia do Mar do Estado do Rio de Janeiro (Seenemar), Naturgy, Light S.A., Prefeitura de Macaé e Karpowership Brasil.

O evento busca ainda internacionalizar o debate, levando “a abundância dos recursos naturais do Brasil” para o exterior como contribuição efetiva à descarbonização global. 

 

A energia da solidariedade

Neste fim de ano, o NeoVerde Vision também será movido pela energia da solidariedade. Durante o evento, os participantes poderão colaborar com a Campanha Natal RioSolidário 2025, uma iniciativa que convida o público a doar um brinquedo novo na entrada do seminário. 

As doações serão destinadas a instituições sociais e famílias em situação de vulnerabilidade da região. 

 

Transmissão ao vivo pelo YouTube

Além disso, o evento também conta com transmissão integral ao vivo pelo canal oficial da Fundação Rede Criativa. 

 

Um marco de cooperação, tecnologia e futuro sustentável 

Com expectativa de receber cerca de 400 participantes, o NeoVerde Vision promove um diálogo direto entre o governo, setor produtivo, academia e sociedade civil. A proposta é fomentar a cooperação, inovação e atração de investimentos estratégicos, criando condições para que o Estado lidere – com dados, ciência e tecnologia – a transição energética brasileira. 

A participação da Eletrobras Termonuclear S.A. (Eletronuclear) e da Secretaria de Energia e Economia do Mar (Seenemar) reforça o caráter técnico e estratégico do encontro, especialmente nos debates sobre segurança energética, diversificação da matriz, descarbonização, desenvolvimento de cadeias produtivas, financiamento e modelos regulatórios. 

O Rio de Janeiro, mais uma vez, se posiciona como protagonista nacional do futuro verde. 

 

Evento – NeoVerde Vision: Seminário das Energias Limpas do Estado do Rio de Janeiro 

Data: 26 de novembro, das 9h às 18h 

Ingressos gratuitos no site do Sympla 

Local: Av. Gen. Moisés Castelo Branco Filho, 700 - Barra da Tijuca (Campo Olímpico de Golfe)