Segunda edição do Festival será realizada no Museu do Bispo do Rosario Arte Contemporânea, em Jacarepaguá

Dois dias de programação artística, palestras, atividades culturais, oficinas, ações de saúde e feira de artesanato e gastronomia. O Festival Ilumina Zona Oeste, que acontece nos dias 20 e 21 de outubro no Museu Bispo do Rosario de Arte Contemporânea – Taquara (RJ), quer jogar luz nas iniciativas da região, promover o encontro dos talentos locais com seus públicos e pares e entrar definitivamente para o calendário oficial da cidade.

No evento, uma realização do Instituto Rio, projetos apoiados ao longo do ano com recursos financeiros e mentoria em gestão social e convidados da Zona Oeste, terá espaço para expressão de suas causas para o público, além de trocas e conexões com outros participantes. Uma oportunidade imperdível para conhecer iniciativas sociais e culturais da maior área no Município do Rio de Janeiro, com território correspondente a 73,97% da cidade e mais de dois milhões de moradores.

A segunda edição do Ilumina Zona Oeste se junta à exposição Quilombo do Rosario – Museu Bispo do Rosario Arte Contemporânea – onde, dois projetos que participaram da primeira edição em 2017, agora figuram como artistas convidados do Museu. Uma conquista e tanto! Um festival de variedades A missão do evento é proporcionar uma experiência variada e rica sobre a Zona Oeste, a partir das visões e atividades de quem atua na região.

Os visitantes poderão encarar a oficina de perna de pau do Cine & Rock, aprender a fazer compostagem com Permacultura Lab, dançar o passinho do Hip Funk, além participar de discussões sobre o território e dançar na roda de jongo da ACUCA. Uma oportunidade única de fazer a visita ao Centro Histórico da antiga Colônia Juliano Moreira, conhecer o aqueduto, a igreja N. S dos Remédios, erguida em 1862, e ainda ter o privilégio de participar de uma visita guiada à exposição Quilombo do Rosario, dentre outras atividades.

Sobre o Instituto Rio O Instituto Rio é uma fundação comunitária criada em 2000 com o objetivo de apoiar e fortalecer iniciativas que promovem o desenvolvimento social da Zona Oeste na cidade do Rio de Janeiro.

Durante 18 anos, apoiou 265 projetos nas linhas de atuação: ações afirmativas; raça, gênero e protagonismo jovem; economia criativa e solidária; arte e cultura; geração de trabalho e renda; tecnologias sociais; desenvolvimento comunitário e institucional; direitos humanos, justiça social e cidadania; direitos sexuais e reprodutivos; comunicação comunitária e acesso às tecnologias digitais; educação afirmativa; desenvolvimento socioambiental/meio ambiente; esporte e saúde.