Moradores puderam contar seus problemas e trazer as demandas da região as autoridades

por Guilherme Cosenza

Com o intuito de levar até o poder público as demandas da região e apresentar a comunidade o novo Superintendente da Barra da Tijuca, Recreio e Vargens, Alzary Alencastro, as associações Barralerta e Acibarrinha realizaram um café da manhã para um bate papo com o foco de entender melhor como será o trabalho do mais novo superintendente.

A reunião durou toda a manhã da última quinta-feira (01/03) e serviu para dar um norte ao novo superintendente sobre as necessidades dos moradores. Alencastro se mostrou positivo em relação as necessidades dos avanços nos cuidados com o bairro. Um dos pontos fortes tocados na reunião é a questão do nome do bairro: “essa região está sendo conhecido como Barrinha, mas aqui é o Largo da Barra, não podemos perder essa identidade da nossa região”, contou o administrador regional Rômulo Cardoso, que acabou sendo apoiado por todos na sala de reunião. Assuntos como os casos de desordem urbana também ganharam um forte apelo na pauta do dia.

O superintendente ainda falou de sua posição à frente da região e de seu conhecimento sobre os problemas da região: “sou o primeiro superintendente que vem de uma liderança comunitária. Eu venho observando nas reuniões que estamos fazendo ao longo das semanas que grande parte das reclamações são sempre as mesmas, porém são as mesmas há muitos anos. Algumas foram resolvidas, outras não e algumas foram resolvidas, mas o problema voltou”.

Contudo, Alencastro afirma que um problema novo na região é o aumento de pessoas na região: “com a chegada do metrô e as facilidades para se chegar na Barra, o fluxo de pessoas na nossa região aumentou muito. Antigamente, por exemplo, nós íamos daqui para a Zona Sul, hoje acontece o inverso. Com isso, esse aumento de pessoas, traz também um aumento dos problemas no bairro. Estamos estudando com calma para poder organizar essa desordem de início. Estamos indo para as reuniões e ouvindo os problemas de todos para organizar as coisas”.

O Superintendente também ressaltou o que está fazendo para poder organizar as demandas: “estou transformando os ofícios que chegavam para os superintendentes anteriores em vários processos e deixando eles em cada órgão competente para resolver os problemas de cada região”.

Ao final da reunião, o presidente do Barralerta, Mauro Guimarães, falou sobre a parceria entre as duas associações comunitárias: “a Acibarrinha foi criada junto ao Barralerta e hoje ela é uma entidade forte que fortalece ainda mais a nossa. Estamos sempre juntos nas reuniões e lutamos juntos para o bem da Barra”.