O Arraiá Vida Liberta será a 12ª edição da feira e fará parte da Virada Sustentável Rio 2018 na semana do Meio Ambiente

Foi com a ideia de criar uma feira sustentável, que abordasse temas que contribuem para a sensibilização da alimentação saudável e a sustentabilidade, que surgiu a Feira itinerante Vida Liberta. Após oito edições em Ipanema e três no shopping Downtown, os irmãos Gustavo e Catarina Goldani vão aproveitar a Virada Sustentável, que acontece na Semana do Meio Ambiente, para levar o evento para a Freguesia, na Rua Ituverava, 665, no Galpão Gourmet, entre os dias 9 e 10 desse mês, das 12h às 19h.

Trazendo um conceito de comércio justo e inclusivo com atenção ao impacto social e ambiental, a Vida Liberta também traz na área gastronômica uma oferta de comida vegana, sem glúten, integrais, orgânicas e é vedada a venda de frituras.

Além disso, exposição e venda de moda sustentável, cosméticos naturais, óculos feitos de bambu, vasos e mudas para horta urbana, palestras de autoconhecimento, aulões de yoga, meditação e shows, feira de adoção de filhotes (uma média de 10 adoções por evento) e espaço para recepção de alimentos e agasalhos a serem doados para o projeto Arrastão de Luz, dedicado aos moradores de rua, compõem a essência da Vida Liberta. O evento é aberto a pessoas de todas as idades.

Todos os resíduos gerados no evento são enviados para reciclagem, são utilizados copos retornáveis para diminuir a geração de lixo e os organizadores pedem aos expositores que evitem o uso de embalagens plásticas. Os expositores mais sustentáveis recebem uma premiação em dinheiro. Ao longo da existência da Vida Liberta, a proposta ajudou na diminuição da quantidade de lixo descartado, apesar do aumento no número de participantes. Na edição de fevereiro, com quatro mil participantes, foram descartados 3,8 kg de papel e papelão, 4,1 kg de vidro, alumínio 2,5 kg, garrafa pet 2,8 kg e 0,5 kg de resíduo orgânico.

Para a entrada é necessário levar 1 kg de alimento não perecível ou um agasalho e é aberto a todas as idades.