Restaurante do chef Henrique Fogaça mistura culinária contemporânea com temperos brasileiros

O Shopping Village Mall prima não apenas pelo luxo da fachada ou pelas lojas de alto padrão, mas também por reunir o melhor da gastronomia nacional. Restaurantes como Pobre Juan e CT Brasserie, que podem ser vistos no estabelecimento, ganharam a companhia de mais um grande ícone do meio: o Sal Gastronomia, do chef Henrique Fogaça.

Famoso por ser jurado do programa “Masterchef”, da TV Band, Fogaça invade as terras cariocas, com o melhor da gastronomia paulista. O chef explica os motivos que o levaram a instalar o Sal Gastronomia na Barra: “ eu tive um contato com a direção do shopping e eles ofereceram o espaço. Acho que o restaurante caberia bem aqui no Rio de Janeiro, já que o pessoal está sempre procurando coisas novas. Como já tenho uma carreira consolidada, com dois restaurantes em São Paulo, fomos convidados para o Village Mall, que tem um estilo parecido com o Cidade Jardim de São Paulo”, disse Fogaça, ao revelar que também abrirá uma filial do Sal Grosso no Rio: “ no meio do caminho, a administração, que é a mesma do BarraShopping, disse que o La Cabrera não estava indo muito bem e perguntaram se eu estava à disposição de fazer alguma coisa. Eu já tinha em mente fazer algo ligado a carne, porque é um mercado internacional, já que as pessoas comem carne em qualquer lugar do mundo”.

Os dois restaurantes, mesmo tendo os nomes parecidos, não compartilham o mesmo viés culinário, como bem pontua Fogaça: “ o Sal Gastronomia possui pratos mais autorais, com uma mistura entre a culinária contemporânea e os temperos brasileiros. Já o Sal Grosso será uma comida mais para compartilhar, com carnes, frutos do mar, farofas e saladas”.
Sobre o diferencial dos estabelecimentos em comparação aos demais, o chef não titubeou em dizer que é a carne: “estamos trabalhando com o gado uruguaio, que tem uma forma diferenciada de tratamento, com um pasto específico. Eles ficam 100 dias em confinamento antes do abate e se alimentam a base de milho, algo que dá uma textura e marmoreio diferenciado na carne”.

Dono no CT Brasserie, Claude Troisgros prestigiou a inauguração do Sal Gastronomia e comentou como a novidade pode impulsionar o movimento no shopping: “eu acho que um restaurante como o Sal, do chef Henrique Fogaça, com um conhecimento não apenas paulista, mas também nacional e internacional, é uma coisa muito positiva para a Barra, para o Village Mall e para o Rio de Janeiro. Será muito bom para nós do shopping, pois vai gerar um grande volume de gente, que vão conhecer uma novidade e uma culinária de um grande chef reconhecido”.

O Sal Gastronomia será comandado pelo sous chef Lucas Vilela e funcionará de segunda a quinta das 12h às 23:30; sexta e sábado das 12h à 0h; e domingos e feriados das 12h às 22h.