São 100 vagas e as inscrições podem ser feitas a partir do dia 07/01, nos Centros Municipais de Trabalho e Emprego

A Prefeitura do Rio de Janeiro, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento, Emprego e Inovação (SMDEI – Rio), abre as inscrições na próxima segunda-feira, 07/01, para o curso de Bombeiro Profissional Civil. O objetivo principal é atender a demanda dos ambulantes informais que quiserem migrar de atividade profissional.

O bombeiro civil é o profissional de Segurança Contra Incêndio (SCI). Trabalha em shopping, museus, condomínios, shows etc. Trabalhando mais próximo, focados apenas em um único ambiente, estes profissionais conseguem prevenir acidentes de diferentes naturezas, como prevenção de riscos ao patrimônio e às pessoas, inspeções e exames para adequação às legislações de segurança vigentes, prevenção de vazamentos, testes em equipamentos de proteção, prestação de primeiros socorros, prevenção e combate a incêndios, além do controle das situações até que a força militar chegue.

“A ideia é oferecer novas oportunidades de trabalho aos ambulantes através do aprendizado e especialização numa profissão que proporciona boa perspectiva em termos de crescimento financeiro e profissional”, explica o subsecretário de Trabalho e Emprego, Leandro Pereira.

São 100 vagas e as inscrições poderão ser realizadas nos Centros Municipais de Trabalho e Emprego, do dia 07/01 a 18/01, das 10h às 15h, através do preenchimento de ficha cadastral básica. É obrigatório que o candidato forneça telefone, nem que seja de recado, e email. O curso, que está previsto para ter início segunda-feira, 28/01, será dividido em dois módulos, totalizando 80 horas de aulas presenciais, todas as segundas-feiras das 7h às 12h, na Rua Manoel Martins s/nº, Madureira (Parque de Madureira), Zona Norte do Rio.

O conteúdo é construído com base na realidade das atividades práticas de um bombeiro profissional civil, com aulas teóricas e práticas. Como se trata de uma capacitação, algumas orientações são destacadas: ao final das 80 horas, o participante beneficiado pelo curso receberá um certificado de capacitação de Bombeiro Profissional Civil, no entanto, para que o aluno esteja apto a trabalhar como Bombeiro Profissional Civil, ele precisará fazer homologação em uma empresa credenciada ao Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro – CBMERJ, devendo custear as despesas de tal procedimento.
A camisa e o boné do uniforme serão disponibilizados pela Prefeitura, através da SMDEI.

Veja abaixo os endereços dos CMTEs:

Centros Municipais de Trabalho e Emprego (CMTEs)
- Campo Grande: Rua Barcelos Domingos, 162
- Jacarepaguá: Estrada do Guerenguê, 1630
- Méier: Rua 24 de Maio, 931
- Centro – Ciad: Avenida Presidente Vargas, 1997 (Atendimentos exclusivos a PCD)
- Ilha do Governador: Estrada do Dendê, 2080
- Providência: Rua da América, 81
- Guadalupe: Rua Luiz Coutinho Cavalcanti, 576
- Santa Cruz - Rua Lopes Moura, 58