Já são mais de 10 pontos de coleta espalhados pela Barra

Segundo dados da ONU (2016), cada habitante no Brasil produz cerca de sete quilos de lixo eletrônico e muitas delas não sabem o que fazer com um aparelho que não serve mais. Eletroeletrônicos como celulares, computadores, notebooks, máquinas fotográficas e também, pilhas, baterias e lâmpadas queimadas não são lixos comuns. Alguns compostos desses objetos podem causar risco à saúde e a contaminação do solo e de lençóis freáticos quando descartados de qualquer forma.


A Tech Trash, primeira empresa autorizada e certificada pelo Instituto Estadual do Ambiente (Inea) para fazer a coleta de lixo eletrônico no Rio, foi fundada em 2017 por Caio Miranda e Lucas Palazzo. A firma já conta com mais de 30 caixas coletoras espalhadas por mercados, shoppings e estabelecimentos pela cidade.


O descarte adequado dos equipamentos é feito em cinco processos: a coleta, o transporte, a triagem, a reciclagem e a inclusão digital. O lixo recolido é levado e é feita a triagem e a separação. Materiais como plástico, vidro, alumínio, ferro e metais preciosos passam por processo de reuso; alguns podem ser reciclados e vendidos para outras empresas e outros, utilizados em sua matéria-prima, onde são destinados a para fabricação de outros produtos. Já os metais pesados são encaminhados para usinas especializadas em tratar esse tipo de material.


No caso de pilhas e baterias devem ser descartadas separadamente e recicladas em locais específicos, já que são considerados lixos radioativos. As lâmpadas incandescentes podem ser descartadas no lixo reciclável, assim como as de LED, que são 98% reutizadas. Já as fluorescentes e as mistas devem ser desprezadas em um local específico, por terem em sua composição metais pesados.


Apesar de serem poucas as empresas que fazem esse tipo de coleta, as operadoras de telefonia como Vivo, Tim, Oi e Claro já disponibilizam o descarte de aparelhos eletrônicos em suas lojas físicas.

Pontos de Coleta na Zona Oeste:
⦁ Rio Design Barra (Av. das Américas, 7777 - Barra da Tijuca)
⦁ Ijoker (Av. das Américas, 3120 - loja 213 - Barra da Tijuca)
⦁ Associação Bosque Marapendi (Av. Pref. Dulcídio Cardoso, 1250 - Barra da Tijuca)
⦁ Vezpa (Av. Marechal Henrique Lott, 120 - Parque das Rosas - Barra da Tijuca)
⦁ Campo de Golfe Olímpico (Av. Gen. Moisés Castelo Branco Filho, 700 - Barra da Tijuca)
⦁ Hipermercado Carrefour (Av. das Américas, 5150 - Barra da Tijuca)
⦁ Icaiu (Av. das Américas, 700 - Bl. 01, 135, Città América - Barra da Tijuca)
⦁ T.T. BURGER (Rua Olegário Maciel 460 - Barra da Tijuca)