“Seremos beneficiados com mais informações e em um curto espaço de tempo”

Guilherme Cosenza

Considerado o político mais novo a assumir um mandato no estado, na época com apenas 23 anos, o vereador Carlo Caiado, hoje com 35 anos, é um dos políticos mais atuantes da região. Trabalhando em seu quarto mandato, o vereador é uma figura conhecida nas brigas travadas da população pelas melhorias da Barra da Tijuca e adjacências, a última delas foi sua luta contra o aumento do IPTU onde votou negativamente nas duas votações realizada na Câmara dos Deputados.

Contudo, o envolvimento de Caiado com a Barra aconteceu muito antes de seus mandatos, em precisamente 2000 o então assessor de Eider Dantas, foi convidado pelo governador Cesar Maia e o prefeito Eduardo Paes para entrar na equipe da Subprefeitura da Barra onde ficou por um tempo até virar administrador do Recreio em 2002: “acredito que meu trabalho dentro da Subprefeitura onde sempre fizemos um trabalho de gestão é o que me ajudou muito a ter esse vínculo com a Barra. Sempre tratamos os moradores como nossos clientes, fazendo uma gestão bem feita e participativa e isso, eu acho, que foi o diferencial para que a população pudesse acreditar em mim”. Ao longo dos anos, Caiado também criou uma estreita parceria com o Jornal da Barra: “o jornal está sempre aberto ao diálogo, abrindo espaço, de forma democrática, para que a população tome conhecimento do que ocorre também no parlamento municipal, afinal, muito do que é discutido lá, afeta diretamente no cotidiano das pessoas”.

O autor da ‘Lei das Varandas’, que evitou que o valor do IPTU subisse para quem fechasse suas áreas externas, também comentou a importância do envolvimento da imprensa no dia a dia da população: “a imprensa em geral, tem um papel importante na sociedade. Com o compromisso de informar, levam até a população um vasto conhecimento do que acontece na região. Essa concentração de notícias é fundamental para ampliar nosso leque de informações”. Porém Caiado foi ainda mais longe e falou sobre a importância da existência do Jornal da Barra: “ele é uma referência para a região, sempre trazendo excelentes reportagens de interesse geral. Possui grande legitimidade que norteiam as decisões a serem tomadas pelo poder público, já que transmite o reflexo da população local. O jornal tem, sem dúvida, um grande papel de fiscalização para a sociedade como um todo”.

Para finalizar a entrevista, Caiado mostrou ser um grande incentivador da nova etapa do Jornal da Barra: “a qualidade das reportagens que o Jornal da Barra sempre nos brinda é um grande diferencial. Eu, como leitor assíduo do jornal, acho maravilhoso o veículo passar a ser semanal. Seremos beneficiados com mais informações e em um curto espaço de tempo”.