O espaço é localizado em Vargem Pequena e possui uma estrutura

Por: Gabriel Suares

O Botafogo de Futebol e Regatas selou a assinatura de compra e venda do Espaço Lonier, localizado na Estrada Frei Tibúrcio, 470, Vargem Pequena. Com o objetivo de tornar o local como o Centro de Treinamento (CT) para as categorias de base e a equipe profissional, a decisão demorou a ser concretizada devido a questões burocráticas, além da necessidade de serem realizadas obras no terreno, a fim de que se adequem a estrutura planejada pelo clube.

O Presidente Nelson Mufarrej, acompanhado pelo Vice-Presidente Executivo Luis Fernando Santos, do VP de Finanças Luiz Felipe Novis e do Diretor da Base Manoel Renha, estiveram na resolução do novo CT. De acordo com os diretores, haverá no local uma escola, para que promova um maior rendimento dos atletas junto com um ensino de qualidade.

A operação de compra, em parceria com os irmãos alvinegros Moreira Salles, soma um valor total de R$ 25 milhões que serão ressarcidos em um prazo de 30 anos. Em caso de inadimplência do clube, os irmãos poderão romper o contrato, restituindo tudo pago com desconto de 10%.  O território possui 200.000 m² e já oferece uma infraestrutura capaz de receber ate 180 pessoas.  

 De acordo com o vice-executivo Luis Fernando Santos, a compra do local foi viável por motivar um melhor desempenho aos jogadores, tanto da base como os profissionais, além de concentrar os outros setores técnicos no CT: “uma diferença do nosso CT para grande parte dos demais do Brasil é o compartilhamento administrativo, médico e fisiológico do profissional e da barra. Além da integração técnica, pois fica mais fácil observar o que está sendo feito na base e será mais motivador para eles treinarem junto com os profissionais”.

Além disso, ele fala sobre a facilidade e a importância de ter a sede do CT situada na Barra: “ir para a barra ultrapassou todas as expectativas, pois muitos jogadores moram na região. Para a base, dependendo é adequado pelo transporte, pela localização. É uma área bem localizada, privada, sem interferência de moradores, ou seja, uma escolha muito feliz da nossa diretoria”.