Atividade ganha espaço em meio a outros esportes infantis

Natação, judô e futsal... esses são alguns dos esportes mais comuns que crianças praticam durante a infância porém, para os irmãos Ana e João Rodrigues, a diversão da vez é outra: o Crossfit. A mais velha de 12 anos e o mais novo de 10 anos já fazem o esporte a cerca de dois meses e começaram por incentivo da mãe, Luciana Rodrigues.

Luciana, que é educadora física, conta que os filhos pagam burpees (exercício corporal completo de flexão com salto) desde pequenininhos: "quando erravam algo em casa, eu perguntava se queriam castigo ou burpees, eles escolhiam burpees!" Segundo ela, a atividade é excelente para desenvolver capacidades de consciência corporal e autoconhecimento que estão presentes durante a fase de crescimento das crianças.

Diferente dos que muitos pensam o Crossfit Kids precisa de um certificado profissional para ser praticado, como explica o professor Mauricio Santiago: "na certificação Crossfit Kids Trainner trabalhamos vários aspectos desenvolvidos na infância como a técnica correta dos movimentos, postura, desenvolvimento motor e cognitivo, espírito esportivo, disciplina, trabalho em equipe..." Ele também diz que os exercícios propostos nada mais são do que movimentos que fazemos durante a nossa infância: "basta a gente observar o que eles fazem brincando; eles saltam, escalam, correm... são movimentos presentes na rotina deles."

Para muitos, a palavra "crossfit" pode gerar espanto e soar exagerada porém, se feita corretamente e acompanhada de um profissional qualificado, a prática auxilia na criação de estímulos e no desenvolvimento de outras capacidades corporais; além do que se exercitar e brincar ao mesmo tempo, não é esforço nenhum.

Uma das academias da região que oferece esse serviço é a CrossFit Bandeirantes, na Estrada dos Bandeirantes, 729, Jacarepaguá. Para outras informações entrar em contato pelo telefone (21) 3172-4481.