Partidas serão nos dias 6 e 7 de outrubro

Está chegando o grande dia. Os Harlem Globetrotters voltam ao Rio de Janeiro na próxima semana, nos dias 6 e 7 de outubro, na Jeunesse Arena. A apresentação para o público carioca será o grand finale da turnê da equipe de basquete pelo Brasil que começa neste sábado, 30, em São Paulo. Os americanos ainda passam por Belo Horizonte, no dia 5, antes de chegarem à cidade maravilhosa.

Em evento com a imprensa, Dizzy e Scouter, jogadores do Harlem Globetrotters, deram um show de habilidades com a bola laranja e de bom humor. Os fãs de basquete ainda podem garantir lugar no evento pelo site www.ticketsforfun.com.br. No dia 6, sexta-feira, a partida está marcada para 20h. No dia 7, sábado, serão duas apresentações: às 15h e às 19h 30. A Jeunesse Arena fica na Avenida Embaixador Abelardo Bueno, 3401.

Luta contra o racismo e inovação na forma de jogar basquete

Já imaginou uma NBA sem atletas negros? Difícil. Os principais jogadores da liga de basquete americana são afrodescendentes. Não era assim há 80 anos, quando apenas brancos podiam jogar basquete profissionalmente. Com essa proibição, os Harlem Globetrotters acharam nas quadras de rua de Nova York uma forma de mostrarem seu basquete irreverente. O estilo era tão inovador, com enterradas, dribles inéditos, malabarismos e lances nunca antes vistos, que eles acabaram entrando na NBA.

O lado lúdico da equipe, entretanto, não significa que os resultados não são importantes. Muito pelo contrário, já que os Globetrotters possuem diversos recordes no mundo do basquete. Para ter uma ideia, são mais de 26 mil vitórias e apenas 345 derrotas. Eles também detém o impressionante número de 4.211 vitórias consecutivas. Eles provaram ser possível aliar o entretenimento com a competitividade.

Quem tiver o privilégio de assistir as apresentações dos craques do Harlem, não verá apenas um show de habilidades e irreverência, mas também a história do esporte passando diante dos olhos. Eles não inventaram o basquete, mas o reinventaram para a forma como é jogada até os dias de hoje.