Além da saúde física, o sentimento de coletividade é evidente entre os alunos

Ao som de Ludmilla e Ivete Sangalo, a turma de Zumba se anima com as coreografias criadas pela professora Dani Escudero nas manhãs das terças-feiras, no pátio do Barra Garden. Pra quem chega ao espaço para participar da aula, se surpreende com o público que encontra: a grande maioria são pessoas da terceira idade.

 A professora explica que o projeto foi adaptado para esse grupo e que a modalidade é apenas uma variação da dança. Denominada de Zumba Gold, o programa recomendado é igual ao da Zumba tradicional e a única diferença é a intensidade dos movimentos feitos. São utilizados os ritmos latinos, como a salsa, o merengue, a bunga e o reggaeton e são trabalhados, o equilíbrio e o condicionamento físico dos alunos. Tudo isso, levando em conta os limites pessoais de cada dançarino.

 Maria Fernanda Salgueiro, moradora da região e aposentada, já frequenta o espaço desde que o projeto começou, há três meses. No início, ela conta seus receios de principiante: "eu acredita que não poderia praticar a dança por medo de ser muito agitada". Hoje, Maria já tira de letra as coreografias e se orgulha ao dizer que somente quando a música fica lenta que ela sente o cansaço bater.

 Com cerca de 40 pessoas presentes, Nilo Shinzato, de 79 anos, era o único homem que participou da aula. O morador da Barra da Tijuca questiona o fato de não ter mais pessoas do sexo masculino presentes: "acho estranho porque os outros [homens] não entram, é uma ginástica tão bacana." E incentiva a prática ao dizer que: "a música dá uma animada na hora de fazer o exercício, eu fiquei apaixonado."

  Para além do exercício e do bem-estar físico, a professora Dani Escudero ressalta que um dos maiores ganhos de reunir o grupo é o sentimento de coletividade que foi criado: "é o momento que elas sorriem, criam afinidade com outra aluna.... esse lado social é muito forte. É um momento de descontração total!" 

 As aulas de Zumba ocorrem às terças-feiras, às 10h. O programa faz parte do Projeto Bem Viver Garden do Shopping Barra Garden, que oferece atividades gratuitas para moradores da região. Para participar basta trazer 1kg de alimento não-perecível por semana.