Eventos celebram os 453 anos de fundação do Rio de Janeiro

Fundada em 1º de março de 1565, por Estácio de Sá, o Rio de Janeiro celebra seu 453º aniversário nesta quinta-feira. E para comemorar a data, além de uma agenda de eventos, o prefeito Marcelo Crivella assinou decretos tombando patrimônios importantes da cidade. Assim, o Cassino da Urca o Instituto Moreira Salles, na Gávea; e o Acervo Carlos Lacerda, abrigado no Arquivo da Cidade, se tornam, definitivamente, ícones da cultura carioca.

As festividades pela data começam com o tradicional "Parabéns pra você" às 13h no Largo da Carioca, com bolo de cinco metros para a população. O cardeal Dom Orani Tempesta chegará ao local com a imagem de São Sebastião, o padroeiro da cidade.

O Museu do Amanhã terá entrada gratuita nesta quinta-feira, uma roda de conversa com 30 instituições culturais e uma oficina de desenhos para alunos das escolas municipais.

A Secretaria de Cultura promoverá três bailes. O primeiro no Largo da Carioca, das 17h às 21h, com a Orquestra Bianchinni; o segundo na Praça Mauá, das 18h às 22h, com o baile Charme Black Bom; e o terceiro será no sábado (3), na praça Guilherme da Silveira, em Bangu, a partir das 18h, com a Banda Black Rio. Além dos bailes, a Secretaria também patrocina um palanque próximo do Edifício Central, com apresentação da banda da Confraria.

O Museu de Arte do Rio (MAR), sob gestão do Instituto Odeon, terá atividades na sexta-feira (2) com shows de Elza Soares, DJ Tamy, a partir das 18h. E na Cidade das Artes, a partir das 17h, terá a inauguração de uma maquete de Lego, composta de mais de 1 milhão de peças, com pontos turísticos do Rio.