Quando as portas da Cidade das Artes se abrirem às 19h do dia 9 de novembro, terá início a primeira edição do DANSK!!BR – a celebração pelos 10 anos de atuação do Instituto Cultural da Dinamarca no Brasil.

Com uma programação de shows, concertos, mostra de cinema, espetáculos de dança, oficinas, debates, experiências gastronômicas, o público terá acesso às conexões artísticas e culturais desenvolvidas entre os dois países nesse período. O grupo BaianaSystem, o DJ Rumpistol, o artista digital Muti Randolph e o chef de cozinha Simon Lau são alguns destaques de um fim de semana repleto de atrações nacionais e internacionais.

Durante o fim de semana, o público poderá vivenciar boa parte da cultura do país nórdico presente no Brasil e será montado o Hygge Lounge - um ambiente aconchegante ao modo dinamarquês, aonde será oferecido cervejas artesanais, cafés e comidinhas típicas dinamarquesas preparadas pela chef Kamille Plon Santos. Neste mesmo espaço acontecerá o “Mapping Challenge”, onde novos talentos da cena VJ estarão reunidos numa competição criativa de arte digital.

Com mentoria do carioca Muti Randolph, os VJs mostrarão seus trabalhos de mapping projetados nas grandes superfícies da Esplanada, trazendo uma outra dimensão de vida e expressividade à obra do arquiteto Jean Nouvel. O prêmio ao vencedor será uma residência artística na Dinamarca, a ser realizada em 2019.

Entre os destaques, a BaianaSystem, com articipação do músico dinamarquês Rumpistol - um dos nomes mais badalados da música brasileira no momento, aqui e no exterior. Capitaneada por Roberto Barreto e Russo Passapusso, a banda mistura o sound system jamaicano com a guitarra baiana, transitando entre os ritmos samba-reggae e ijexá. O grupo também mistura outros gêneros afrolatinos como MPB, frevo, afrobeat, reggae, cumbia e pagode baiano.

Haverá também uma mostra de cinema dinamarquês, sob a curadoria de Tatiana Groff – principal referência de cinema nórdico no Brasil. O Cineklap apresentará quatro títulos: Big Time (acompanha a vida do arquiteto Bjarke Ingels ao longo de seis anos); Um Homem em Derrocada (após trágico acidente o reconhecido artista plástico Per Kirkeby perde a capacidade de ver as cores); Olafur Eliasson- Espaço É Processo (o filme acompanha o processo criativo de suas grande instalações) e Design Para A Vida (narra a trajetória do designer Borge Mogensen, que é um dos maiores nomes da estética escandinava).

Para celebrar os 30 anos do clássico “A Festa de Babette”- vencedor do Oscar de Melhor filme Estrangeiro em 1988 - o festival Dansk!!BR vai proporcionar ao público carioca a experiência multisensorial de vivenciar todo o esplendor do universo do filme. Em duas noites, o premiado chef dinamarquês Simon Lau recriará o famoso banquete para 150 comensais que acompanharão a leitura de trechos do livro que deu origem ao filme, junto com concerto apresentando trechos da trilha sonora.

Uma colisão em dança, “Crash!” é um espetáculo poético e humorístico de dança contemporânea coreografado pela dinamarquesa Stephanie Thomasen. No palco, sete dançarinos dinamarqueses e brasileiros abordam através de linguagens de movimento, questões relativas às trocas culturais, compreensão mútua e colisão entre eles. A companhia vai promover workshops de dança e debates.

Solista de acordeão com quarteto de cordas Andreas Borregaard é reconhecido como um dos jovens acordeonistas mais empolgantes do mundo. No festival Dansk!!BR e pela primeira vez no Brasil, ele apresentará obras de alguns dos maiores compositores dinamarqueses, compostas especialmente para ele. Numa apresentação solo e outra junto com o Quarteto Camargo Guarnieri (SP), eapresentará “Dancers & Disappearance”, a nova obra criada para ele por Bent Sorensen – ganhador do Grawemeyer Award 2018 – o maior prêmio de composição do mundo.

De forma bem alinhada com conceitos centrais da pedagogia dinamarquesa, as atividades para as crianças valorizarão a infância, a família, o livre brincar, a aprendizagem e a conexão com os espaços públicos da cidade. Entre elas estão: piquiniques, brincadeiras e oficinas de arte.

A programação do festival está no site da Cidade das Artes e os ingressos para os espetáculos podem ser adquiridos no site da Ingresso Rápido. A casa fica na Avenida das Américas, nº 5.300, ao lado do Terminal Rodoviário Alvorada.