Fora do ambiente de musculação, a 7ª edição do Projeto Vida Saudável se destacou com corrida em grupo, interações e atividades ao ar livre na Praia da Macumba, no Recreio dos Bandeirantes
Por: Déborah Gama
Longe das máquinas de musculação, ambientes fechados e a rotina tradicional de academias, a ideia de um projeto de exercícios físicos ao ar livre surgiu no coração de três amigos e colegas de profissão. Caio Cesar, Hugo Silva e Paulo Borges montaram o Projeto Vida Saudável para atender ao público que buscava uma diversidade de atividades e, com quase dois anos de atuação na Praia da Macumba, no Recreio dos Bandeirantes, o projeto faz eventos bimestrais.
No último sábado, dia 11 de outubro, a 7ª edição promoveu uma corrida, com participação da equipe Borges Runners. Com vagas esgotadas e 80 camisas vendidas, o Projeto Vida Saudável conta com uma série de patrocinadores e organiza os próximos eventos de maneira orgânica, promovendo programações futuras pelo Instagram: @oprojetovidasaudavel.
"O nosso objetivo é promover a saúde, a qualidade de vida e o bem-estar por meio da atividade física", destaca Caio Cesar, personal trainer e um dos organizadores do projeto. Ao buscar a fuga do âmbito repetitivo da rotina de academia, Caio, Hugo e Paulo se reuniram e, junto com o apoio de patrocinadores, começaram a atuar com intencionalidade ao ar livre, ao trazer atividades dinâmicas em um ambiente atrativo e divertido.
"Sempre fazemos algo novo, com treino na areia, agora vamos ter corrida, mas já tivemos dança… É sempre um treino divertido, diverso e que atende às particularidades de cada participante", reforça Caio.
De acordo com um estudo publicado em 2024 no American Journal of Lifestyle Medicine, ambientes externos estimulam as pessoas a se movimentarem, melhorando assim, entre outras coisas, a função imunológica, a resiliência do organismo em relação aos efeitos do clima e o controle da dor. Da mesma forma, quem se exercita ao ar livre também percebe ganhos na função cognitiva e fica mais bem-humorado, menos ansioso, sente mais bem-estar, tem redução de estresse e se sente mais feliz.
Além disso, ao estar em contato com a luz solar e com o ambiente natural, é possível sentir a satisfação aumentar, assim como os níveis de vitamina D, que ajudam a regular substâncias como a serotonina, neurotransmissor relacionado ao humor e ao bem-estar. Além disso, a variação de terreno e o contato com a natureza proporcionam um desafio adicional, o que torna a atividade mais envolvente e pode, inclusive, fazer a pessoa tomar gosto por exercícios.
Diante da importância biológica de praticar atividades ao ar livre, o Projeto Vida Saudável também apresenta um cenário de convívio social para os participantes. "Desejamos promover saúde e qualidade de vida como um todo, então os eventos fortalecem esse senso de comunidade e aproximam os participantes, gerando uma interação", aponta Caio.