Banda que inova em repertório e combina estilos clássicos de rock chama a atenção por músicas autorais

Por: Igraínne Marques

Um grupo de amigos de auge da adolescência sempre dividiram algo além da amizade, o amor pelo rock e a vontade de ganhar os palcos. Aliás, esses sempre foram os ingredientes perfeitos para o nascimento de qualquer banda. Com os integrantes da banda “Filtro Vermelho” não foi diferente.

Na ativa desde 2014, o grupo nasceu de uma simples conversa entre o vocalista Vaguinho e o guitarrista Rodrigo Lobão. A ideia cresceu, virou um sonho e logo Giovanni, Emilio "Pinguim" e Cesar Pezzi chegaram para fechar o quinteto. Com músicas autorais e com um estilo semelhante à da já aclamada banda “Raimundos”, a “Filtro Vermelho” ganhou destaque. Uma prova disso está na canção “Hallowen”, que já soma mais de 20 mil visualizações do YouTube, o que representa um ótimo começo: “é a música que mais se destaca nos shows”, conta o vocalista. O single faz parte do primeiro EP do grupo, lançado em 2015, chamado "Ossos do Ofício". Em 2018, eles já se preparam para lançar um novo álbum.

O tom original e inovador, no entanto, pode ser um dos grandes desafios da própria banda. Estabelecimentos e bares não veem com bons olhos grupos que não se limitam a covers e querem tocar músicas autorais: “o incentivo, infelizmente, quase não existe. Muitos contratantes às vezes só dão a água para a banda e pronto, o resto temos que tirar do próprio bolso”, reflete o guitarrista Lobão, que completa: “é complicado viver exclusivamente de música nos tempos atuais. E você ainda tem que se dispor a fazer sacrifícios como cortar horas de sono e momentos familiares em alguns momentos”.

Se os problemas e as dificuldades vêm de um lado, certamente há facilidades do outro. O cenário musical nacional, em especial o estilo punk rock e hardcore, tem aparecido mais nos últimos três anos, com grandes bandas surgindo. O baterista Cesar Pezzi é otimista: “há um crescente aumento de bandas, e muitas ajudam uma a outra, principalmente no ambiente independente. Muitos colaboram com divulgação ou com apresentação em shows”, comenta.

A base para o marketing, aliás, é a essência e a chave para a continuidade do sonho: “estamos em todas as redes sociais e em todas as plataformas de streaming, como Spotify, Deezer e Apple Music”. Além disso, a formação dos integrantes ajuda: cada um faz um pouco: “temos um designer gráfico, um fotógrafo, um consultor de produtos musicais, um técnico de som e até um funcionário público”, explica o guitarrista Giovanni.

Para informar aos fãs e amigos da banda, o grupo publica sempre suas apresentações em uma agenda virtual, que está disponível na página do grupo no Facebook: https://www.facebook.com/filtrovermelho/.