Reflexos da pandemia de covid-19 causaram recorde de desemprego e fechamento de empresas no Brasil

A pandemia do novo coronavírus e as restrições que ela carrega afetam a vida financeira de milhões de pessoas pelo mundo. No Brasil, apenas nos três primeiros meses da doença, mais de 716 mil empresas já haviam fechado as portas, de acordo com a Pesquisa Pulso Empresa: Impacto da covid-19 nas Empresas, realizada pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) e publicada em julho do ano passado.

Consequentemente, a taxa de desemprego atingiu em 2020 uma média de 13,5%, consideravelmente acima dos 11,9% de 2019. A má notícia, é que o índice deve aumentar ainda mais ao final deste ano. Segundo a Confederação Nacional da Indústria (CNI), 2021 deve fechar com uma média de 14,6% de taxa de desocupação, em pesquisa divulgada em março.

Para o empresário Rafael Sorrilha, 28, que alavancou seus negócios no setor automotivo justamente durante a pandemia, mantendo mais de 1.500 colaboradores ativos, saber lidar com o lado humano é fundamental para que suas empresas consigam remar contra a maré.

 

Por isso, Sorrilha listou cinco dicas para se relacionar bem com colaboradores e clientes em momentos de crise:

 

Entenda a fundo a dor de seu cliente: Empatia é sem dúvidas a palavra do momento. Saber entender a dificuldade de quem acompanha sua marca será um diferencial para que o cliente seja mantido ligado ao seu produto.

 

Transforme dor em seu propósito: Em um momento em que o mundo inteiro chora junto, com o mesmo problema em comum, a solução é canalizar este sofrimento para um proposito em comum. A empresa prosperando significa manutenção de empregos e bons serviços para os clientes.

 

Traga soluções eficientes e acessíveis: Um panorama positivo é o que todos procuram neste momento. Enxergar a luz enquanto tudo parece escuro pode ser o brilho que falta para uma retomada. Ter em mente que “há solução para os problemas” evita decisões definitivas em momentos ruins.

 

Inspire seus colaboradores: Em meio a tantas informações negativas, um gesto que consiga motivar sua equipe com bons exemplos e acolhimento permite que a resistência à crise seja mais forte do que as dificuldades.

 

Se relacionar bem com seu cliente é o mais importante: Não existe empresa, negócio ou produto sem o cliente. É ele quem mantém vivo o sonho de quem quer empreender. Seja ainda mais atento ao que ele fala, responda suas insatisfações, descubra como resolve-las, mostre que sua empresa se importa com a satisfação dele.