Além de praias, a Zona Sudoeste é cercada de natureza e cultura que valem a pena serem visitados

 

Hoje, dia 27 de setembro, é comemorado o Dia Mundial do Turismo, neste contexto, o Jornal da Barra preparou uma lista de lugares para conhecer na Barra da Tijuca e arredores. A lista traz pontos não tão conhecidos, que vão além das praias da região. Mesmo não estando na lista, não podemos deixar de citar praias como Praia da Macumba, Praia de Joatinga, Prainha e Grumari, que encantam qualquer turista. 

Parque Natural Municipal Chico Mendes

O Parque Chico Mendes foi inaugurado em 1989 e tinha como objetivo a preservação da Lagoinha das Tachas e seus entornos que são lar de diversas espécies de fauna e flora raras. O Parque fica localizado no Recreio dos Bandeirantes e possui 9 trilhas sinalizadas, com uma área para  passeio de mais de 5km de extensão, além de deck com vista para a lagoa, onde é possível observar animais que vivem no local, como jacarés, capivaras, aves diversas e até bicho preguiça.  

Deck com vista para a lagoa do Parque Natural Municipal Chico Mendes. (Reprodução: Prefeitura do Rio de Janeiro)

Vale lembrar que existe ciclovia no entorno na lagoa, uma ótima opção para ciclistas da região. Com um aspecto de tranquilidade e sossego, o centro de visitantes possui algumas exposições de espécies de animais e plantas do local, biblioteca e auditório. O espaço conta com bancos e mesas para descansar, porém não possui nenhum tipo de lanchonete ou restaurante pela área. 

O Parque funciona de terça a domingo com entrada gratuita, podendo ser agendadas visitas guiadas e piqueniques para grupos entre 15 e 45 pessoas pelo link disponível. O local é cercado e monitorado pela Guarda Municipal. Existe estacionamento pago no parque.

Serviço

Local: Av. Jarbas de Carvalho 679, Recreio dos Bandeirantes

Horário: De terça a domingo, de 8h às 17h

Entrada gratuita, com possibilidade de agendamento de visitas guiadas

Estacionamento pago

Museu do Pontal 

O Museu do Pontal é considerado o maior e mais significativo museu de arte popular do Brasil e fica localizado na Barra da Tijuca. Com um acervo que inclui mais de 45 anos de pesquisa e viagens do francês Jacques Van de Beuque, o ponto turístico possui mais de 9 mil peças de 300 diferentes artistas plásticos brasileiros desde o século XX.

Com uma área interna e externa, o museu tem espaço para a realização de piqueniques e também para aprender mais sobre artistas plásticos e peças de brasileiros. Além da curadoria e área verde, o Museu do Pontal tem cafeteria, loja de souvenirs e uma programação que varia de acordo com a época, mas com eventos para todos os públicos.

Área externa do Museu do Pontal. (Foto: Reprodução/ Site do Museu do Pontal)

Como um lugar para aprender mais sobre a história e a cultura brasileira através da arte, o espaço funciona de quinta a domingo, entre 10h e 18h. A entrada é gratuita, mas deve-se reservar o ingresso através do site Sympla, ou pela bilheteria do local (ingressos limitados por dia). Para quem pode e quer ajudar, sugere-se uma contribuição mínima de R$20, valor esse que é reinvestido no museu.

Serviço

Local: Av. célia Ribeiro da Silva Mendes 3300, Barra da Tijuca

Horário: de quinta-feira a domingo, das 10h às 18h

Entrada gratuita que deve ser garantida pelo site Sympla

Bosque da Barra

O Bosque da Barra fica localizado na Barra da Tijuca e é uma área de reserva ecológica que preserva a fauna e flora local, fazendo com que o parque municipal seja rodeado de animais como jacarés, bichos preguiças e aves daquele ecossistema.

Vista para a lagoa do Parque Municipal Bosque da Barra. (Foto: Reprodução/ Site Riotur)

O ambiente é perfeito para um piquenique com amigos e família, em uma área verde com vista para o lago e para a Pedra da Gávea. Além disso, também existe espaço para correr e andar de bicicleta com uma vista de tirar o fôlego. É possível alugar um quadriciclo e curtir o passeio de uma forma diferente. Para as crianças, o local também conta com parquinho ao ar livre.

A entrada é gratuita e o bosque funciona de terça a domingo, e com frequente policiamento no local. Vale ressaltar que não existem restaurantes ou lanchonetes dentro do parque e é proibida a entrada de animais domésticos. 

Serviço

Local: Av. das Américas 6000, Barra da Tijuca

Horário: De terça a domingo, das 8h às 17h

Entrada gratuita

Mirante do Caeté

O Mirante do Caeté é um ponto turístico acessado por trilha de nível fácil. Localizado no Parque Natural Municipal da Prainha, a trilha leva para o mirante com vista para a Praia da Macumba e Praia do Recreio, na Zona Sudoeste do Rio.

Como o mirante está dentro do parque municipal, a forma mais fácil de chegar é através dele, que é gratuito para entrar e possui estacionamento (pago). Vale ressaltar que o local abre todos os dias, entre 8h e 17h. Mesmo com o objetivo de subir até a vista, também é possível aproveitar o parque, que possui diversos ambientes ao ar livre para famílias e amigos, podendo ser feito piquenique no local.

Vista observada durante a trilha para o Mirante do Caeté. (Foto: Reprodução/ Prefeitura do Rio de Janeiro)

Para chegar até o mirante, que consiste em um deck de madeira com vista para algumas praias da zona sudoete, deve-se fazer uma trilha de 25 a 30 minutos que é considerada de nível fácil. O trajeto é sinalizado, limitando os riscos de se perder em meio a mata. Seguindo pela demarcação do local, ao final da trilha você chega no mirante e pode usufruir da vista impecável.

Serviço

Local: Av. Estado da Macumba da Guanabara 58, Recreio dos Bandeirantes (localização do Parque Natural Municipal da Prainha)

Horário: O Parque Natural Municipal está aberto diariamente, das 8h às 17h

Acesso gratuito