Na última quinta-feira, 4 de dezembro, o HotéisRIO, sindicato de hotéis e meios de hospedagem do Rio de Janeiro, promoveu uma reunião entre gerentes gerais de hotéis da Barra da Tijuca, Recreio dos Bandeirantes e região. O evento teve o intuito de apresentar para o ramo as atualizações sobre ações de Segurança Pública recentes e com coordenação da Alexandra Bueno, diretora do Grand Hyatt Rio de Janeiro, demandas locais se transformaram em uma agenda de trabalho prioritária.
Para iniciar a conversa, o Coronel Ludogero, comandante do 31º Batalhão da Polícia Militar, apresentou para os participantes um panorama dos índices de segurança pública da Barra e do Recreio. Com a inauguração de uma sala de monitoramento no Batalhão, os números demonstram o aumento exponencial da população da região (dobro de pessoas há uma década), mas declara a estabilidade crescente em relação à Segurança Pública na área.
Entre os assuntos discutidos, a importância da orientação dos turistas sobre particularidades da cidade em relação a segurança teve destaque. Os hotéis deixaram evidente que essa demanda deve ganhar maior atenção principalmente nas festas de final de ano, tanto por parte da polícia quanto pelas hospedagens da região.
Em pautas culturais, foi apresentado a programação de 2026 do RioCentro, grande centro de convenções da região que atrai diversos visitantes, evidenciando a presença de grandes eventos na cidade e destacando a importância dos mesmos para a rede hoteleira local. Eventos como o Rock in Rio, shows internacionais e conferências profissionais foram pontuadas como destaque.
Para completar a reunião, o aumento da demanda de moradores locais para ceias de Natal e Ano Novo em hotéis da Zona Sudoeste entrou em pauta. Este fator demonstra uma mudança de percepção de que hotéis são apenas para turistas, reforçando a mensagem de que a hospedagem da região convida todos para desfrutarem de suas comodidades.