Comemorando 20 anos de fundação, UCI relembra 20 anos do lançamento de Titanic

No dia 13 (próxima segunda-feira), a rede de cinema UCI faz aniversário de 20 anos no Brasil. Concomitantemente, 2017 também se comemora o vigésimo ano de lançamento de Titanic, filme de maior sucesso no século passado, e quebrou todos os tabus possíveis de Hollywood. E para celebrar as duas datas, o UCI fez uma produção do filme para a novíssima sala 4DX, que conta com efeitos especiais de última geração.

Previsto para estrear em julho, ele só surgiu nas telonas em 19 de dezembro de 1997. Dirigido e escrito por James Cameron e estrelado por Leonardo Di Caprio e Kate Winslet, Titanic é baseado no naufrágio do RMS Titanic, que saiu de Southampton em direção à Nova Iorque. Em 14 de julho de 1912, o navio se chocou com um iceberg e afundou no meio do Oceano Atlântico.  

Titanic teve o custo de produção no valor aproximado de 200 milhões de dólares, o maior até então para um filme na época. O esforço financeiro foi retribuído com uma receita que ultrapassou a casa de um bilhão de dólares - faturando 2,1 bi – e 11 Oscars, incluindo de Melhor Filme, Melhor Diretor, Melhor Trilha Sonora Original e Melhor Canção (a chiclete “My Heart Will Go On”, interpretada por Celine Dion).

Considerada a maior novidade no Rio de Janeiro, a sala 4DX da UCI transporta, literalmente, o espectador para dentro do filme. O balanço das cadeiras para frente, trás e lados, junto com os efeitos especiais de jatos de água, ventos e perfumes aromatizantes, conseguem trazer o público para dentro da cena.

Em Titanic, os cheiros de carvão e rosas transmitem a sensação de estar dentro de uma caldeira ou num luxuoso restaurante da primeira classe de um navio. Além disso, o remexer e as vibrações das poltronas e os efeitos de socos e chutes fazem o espectador ficar conectado com o que acontece na tela. No entanto, talvez por ainda ser algo novo e estar passando por testes, faltou mais efeitos aquáticos, como uma proporção maior de jatos de água e a tempestade.

De qualquer forma, a UCI fez bem em incluir nos 20 anos de fundação o aniversário de 20 anos de exibição de Titanic nos cinemas, pois é um filme que marca a história da sétima arte e faz o público refletir sobre temas como amor, preconceito e soberba.