Fone: (21) 2042-2955 -  redacao@jornaldabarra.com.br

Pin It

Até o fim do mês, câmeras de vigilância serão instaladas nos postes da Light na área do 31°BPM, no bairro do Recreio dos Bandeirantes. O anúncio foi feito na sexta-feira (15/06) pelo porta-voz da Polícia Militar, major Ivan Blaz, em um encontro sobre segurança na Barra.

O sistema foi tema de uma emenda parlamentar do deputado estadual Otavio Leite (PSDB), em março de 2014. O projeto destinava R$ 300 mil para a Secretaria Estadual de Segurança instalar as 30 câmeras nas ruas do bairro da zona oeste. A demora de quatro anos se deu por conta de questões burocráticas e também pela baixa demanda de investimentos na PM.

 

Foto: Cesar Brustolin/SMCS 

 

A Barra da Tijuca, no entanto, já possui uma central de monitoramento das câmeras de vigilância dos mais diversos pontos do bairro através da Associação Comunitária Bairro Seguro (ACBS), que uni câmeras da iniciativa pública e privada em uma central que visa as possíveis áreas de criminalidade na região. A iniciativa, inclusive, conseguiu criar uma central de última geração dentro do próprio batalhão do 31ºBPM, para que a polícia possa fazer também o monitoramento.

Com isso, o responsável técnico da ACBS, Rodrigo Taveira, já entrou em contato com o deputado Otavio Leite para poder viabilizar a ingressão das novas câmeras dentro do projeto de segurança que irá ampliar ainda mais o espaço vigiado no bairro.