Carga horária, agenda e cumprimentos são é dos quistos relevantes

Por Danilo Freitas

Na última eleição para Vereadores da cidade do Rio, a ONG Ação Jovem Brasil lançou um aplicativo para realizar um monitoramento dos candidatos à reeleição e aos futuros que disputaram o cargo.

“Tô de Olho” tem como objetivo oferecer ao cidadão uma ferramenta, dentro do celular, onde qualquer um possa acompanhar a rotina do seu candidato obtendo as seguintes informações: ficha de frequência, pessoas que trabalham, organograma do gabinete, declaração de imposto de renda e todas as outras atividades de seu desempenho.

“Nós temos uma série de requisitos, onde, são mencionados através de notas o grau de relevância de cada termo que a gente pede, assim se tem um ranking do vereador mais bem colocado e o menos colocado de acordo com as notas que são dadas a eles. Por exemplo, se a gente pede o organograma do gabinete e ele publica, as pessoas conseguem ter acesso pelo aplicativo e se consequentemente não for publicado, logo, ele receberá uma nota baixa de não credibilidade. Tornando mais público o mandato do vereador ao leitor, se tem mais chance da população avaliá-lo e assim tomando a decisão de continuar com seu candidato ou partir para uma próxima oportunidade”.  Comenta William Nogueira, fundador da Ação Jovem Brasil

- aprenda usar o aplicativo e seguir seu vereador

Até as próximas eleições municipais, 2020, a equipe do aplicativo continuará realizando o trabalho de monitoração dos vereadores, levando informações aos usuários e trabalhando em cima da tese em ser uma ferramenta de extrema relevância para a escolha de cada voto futuro.

O aplicativo encontra-se disponível nas principais plataformas digitais.