A Clínica da Família Helena Besserman Vianna, em Rio das Pedras está repleta de banners com dados sobre a unidade. As informações vão desde casos clínicos, número de atendimentos, vacinas aplicadas além de características específicas encontradas na comunidade, como informações sobre visitas domiciliares e promoção da saúde.

A exposição dos dados faz parte da jornada científica da unidade, um evento que dura toda a semana para comemorar o aniversário de dois anos da clínica, completados no dia 5 de março. Diariamente, pela manhã, um tema diferente é apresentado no Centro de Cultura e Ideias.

A opção por um evento científico se deu pela clínica ser dedicada ao ensino. A unidade integra o Programa de Residência em Medicina de Família e Comunidade da Secretaria Municipal de Saúde, com 12 residentes médicos e quatro de enfermagem.

Na segunda-feira, os profissionais do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) apresentaram o trabalho desenvolvido pela nutricionista da unidade com foco no aleitamento materno e acompanhamento de recém-nascidos prematuros, além da avaliação mensal dos alunos do Programa Academia Carioca.

Os próximos trabalhos a serem apresentados serão os casos clínicos da equipe médica e de enfermagem, na quinta-feira, dia 8, e a oficina dos agentes comunitários de saúde, na sexta-feira, dia 9, com foco na mochila dos profissionais e no que é necessário para uma visita domiciliar.

As comemorações terminam na sexta-feira, com uma confraternização e a eleição do destaque do ano de 2017, votação que está ocorrendo ao longo da semana com a participação de todos os profissionais.

De acordo com os números da Prefeitura, a Clínica da Família Helena Besserman Vianna tem 57 mil usuários cadastrados e realiza mais de 100 mil consultas médicas e de enfermagem por ano, além de 4,7 mil consultas odontológicas.