0
0
0
s2smodern

 

 

Nesta segunda (25), é comemorado o Dia Nacional do Vitiligo, a doença que ficou famosa após Michael Jackson contrai-la, Vitiligo, provoca manchas claras em todo o corpo, devido ao processo de despigmentação. Ainda não se sabe ao certo como ela é causada, mas uma das teorias considera que é o próprio corpo que destrói os melanócitos (células de melanina). Também é observada sua relação com estresses e traumas emocionais, que funcionam como “gatilho” em muitos casos. A data foi criada para conscientizar a população sobre a doença.

 Segundo a micropigmentadora Deise Damas, dona de um estúdio na Barra da Tijuca, a técnica permite disfarçar as manchas causadas pelo vitiligo. “O pigmento usado é bem parecido com o tom de pele do paciente para ter uma perfeita camuflagem das manchas”, explica Deise. Os resultados são visíveis já na primeira sessão e duram cerca de dois anos. 

No entanto, o procedimento só pode ser realizado após a orientação do dermatologista. “A micropigmentação paramédica só deve ser feita em pacientes com a doença estacionada, ou seja, a pessoa precisa estar com as lesões estabilizadas”, orienta a especialista.