Campanha terá início no dia 25 de janeiro

A Secretaria estadual de Saúde confirmou nesta quinta-feira (18) que resolveu antecipar a campanha de vacinação fracionada contra a febre amarela no Rio de Janeiro. As doses, que só passariam a ser adotadas no dia 19 de fevereiro, agora passarão a ser aplicadas já no dia 25 de janeiro, mesma data programada para o início da vacinação fracionada em São Paulo.

Segundo a secretaria, a dose fracionada deverá ser tomada por pessoas maiores de 2 anos a até 59 anos. Mulheres que ainda estejam amamentando crianças maiores de seis meses também podem se proteger contra a febre amarela com a dose fracionada. Os idosos também poderão tomar a dose fracionada, desde que com recomendação médica.

No entanto, Crianças de 9 meses a até 2 anos, pessoas com condições pessoas com condições clínicas específicas (como pacientes com HIV/Aids) e viajantes internacionais vão continuar tomando a dose padrão. A dose fracionada também não vale para quem for viajar a países que exijam o certificado internacional de vacinação contra a a febre amarela.

Desde janeiro de 2017, a secretaria vem adotando medidas preventivas e, antes mesmo de registrar os primeiros casos no território fluminense, a secretaria iniciou a criação de cinturões de bloqueio, recomendando a vacinação contra a febre amarela principalmente em municípios de divisa com Espírito Santo e Minas Gerais (áreas de risco para a doença).

Desde julho do ano passado, todos os 92 municípios do estado já estão incluídos na área de recomendação da vacina.