Conteúdos vão desde aplicações práticas e divertidas de conceitos como Realidade Aumentada, Realidade Virtual, Internet das Coisas e Inteligência Artificial

Uma grande novidade nesta edição da Game XP é o espaço dedicado à tecnologia e inovação, a Inova Arena, com mais de vinte atrações. Os conteúdos vão desde aplicações práticas e divertidas de conceitos como Realidade Aumentada, Realidade Virtual, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Tudo de uma forma lúdica e gamificada. O esporte tradicional também se faz presente na Inova Arena com a NBA Fan Zone e o espaço da Estácio, patrocinadora do time Brasil.  Além disso, a arena conta com o Inova Stage, um palco com muito conteúdo e mais de 50 palestras, painéis e lançamentos.

Veja abaixo a lista de expositores e atrações da Inova Arena:

ABDI - Innovation Park Powered by ABDI: A Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) apresenta o Innovation Park Powered by ABDI. Um espaço de 800 m2 onde tecnologias utilizadas pela indústria viram brincadeira e o público aprenderá sobre suas aplicações de forma lúdica. Empresas como as brasileiras Embraer, BRF (Sadia) e Nearbee, e as estrangeiras Hyperloop Transportation Technologies e Universal Robots mostrarão como temas como inteligência artificial, cidades inteligentes e realidade aumentada estão presentes nas nossas vidas. São elas:

Hyperloop - Um mockup de 12 metros da cápsula simulará o sistema de transporte de passageiros e mercadorias, podendo alcançar até 1,2mil km/h. Seria como realizar o trajeto São Paulo-Rio de Janeiro em menos de 30 minutos!

Motoman - Representante da japonesa Yaskawa, a Motoman do Brasil vai oferecer treinamento com instrutor expert em robótica. Serão 12 estações, com seis robôs GP8, onde os visitantes poderão operar, programar e testar os seus próprios jobs.

Universal Robots - O público poderá interagir com 6 robôs Cobots, da Universal Robots, pioneira na criação de robôs colaborativos no mundo. Os Cobots são robôs que interagem com o ser humano ao realizar uma tarefa, seja na indústria, comércio ou outras aplicações.

L.O.U.Co - O Laboratório de Objetos Urbanos Conectados (LOUCo) estará na Game XP em uma versão “pocket”, onde os participantes poderão construir, em impressoras 3D, diversos objetos (mini robôs, pequenos protótipos, brindes) utilizando os mesmos equipamentos que existem no laboratório real. Será um espaço de prototipação de projetos dentro do evento.

ZoOme - A plataforma desenvolvida pela ZoOme possibilita interação entre celebridades e fãs em tempo real. Durante a Game XP, os visitantes poderão baixar o aplicativo, que terá como embaixadores o youtuber Whindersson Nunes e o jogador Ronaldinho Gaúcho. O ZoOme funcionará como um provedor de canais de TV online e interaction network de vídeo on demand, e oferecerá a possibilidade da contratação de assinaturas premiums para fãs se comunicarem com seus ídolos.

Rusticon - O Rusticon vai demonstrar um ataque cibernético em estação de jogo. Enquanto o público estiver jogando, armas e valores ganhos no jogo, serão “roubados”. A proposta é fazer uma simulação de ataque e defesa cibernética para alertar para a importância da segurança de dados e para o potencial de geração de empregos na área de defesa online.

Hackathon da BRF – Os participantes serão estimulados a apresentarem soluções gamificadas para o treinamento das operações das Estações de Tratamento de Efluentes. O time classificado terá acesso direto ao programa de inovação da BRF.

Aviões da Embraer com a Virtual e a Phygitall - A Virtual Avionics apresentará uma inovação em simulação de voo: uma cabine virtual da Embraer e o cockpit de mesa, com equipamentos modernos focados no ensino de voo para pilotos e entusiastas. Já a Phygitall, especialista em Internet das Coisas (IoT), apresentará o jogo Cubo dos Dragões, que consiste na interação através de aplicativo para localizar os sensores (Cubos dos Dragões) da Phygitall, que estarão espalhados na arena da ABDI. Os 3 melhores ranqueados durante todo o evento ganharão prêmios e brindes.

Nearbee - A Nearbee, uma startup focada em soluções de segurança inteligente, vai divulgar a plataforma "Emergência RJ", aplicativo oficial da Secretaria de Segurança do Estado do Rio. A plataforma permite que pessoas realizem chamados emergenciais (190) enviando localização e outras informações instantaneamente, sem a necessidade de realizar ligações telefônicas.

Birmind - Especialista em análise de dados industriais, a BirminD vai demonstrar as funcionalidades do B-Wise, um simulador de processo industrial que utiliza as tecnologias de IoT e Data Analysis integrado ao produto BirminD. Por meio de um dispositivo, o visitante poderá controlar um pequeno sistema industrial na tentativa de obter um melhor rendimento.

Flixr lança App do Menino Maluquinho - Em parceria com a Ziraldo Artes Produções (ZAP), a startup Flixr lançará o aplicativo de realidade aumentada do Menino Maluquinho. Por meio do aplicativo, as crianças poderão interagir com o Menino Maluquinho, a Julieta e Turma do Pererê. Além de tomar conta dos personagens, ajudando em sua higiene, sono, vestuário e alimentação, a criança terá acesso a mais de 20 atividades e histórias interativas em 3D.

LESC - O Laboratório de Engenharia de Sistemas Computacionais (LESC), da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), fará demonstração de um voo (real) de um Veículo Aéreo Não Tripulado (VANT), equipado com um sistema de detecção automática de pessoas que usa duas câmeras de baixo custo. O LESC está envolvido em projetos para a construção de uma Plataforma Computacional para auxílio e resgate de vítimas de desastres naturais.

NONG - Startup com foco na agricultura de precisão, a Nong vai apresentar sua tecnologia de drones. Os visitantes acima de 18 anos poderão pilotar drones com a presença de um piloto.

Outras atrações da Inova Arena:

Arkave VR - The Last Squad - Jogo 100% desenvolvido no Brasil, que ocupará uma área de 400 m2, e utiliza o conceito de realidade virtual imersiva de corpo inteiro. Ou seja, o jogador literalmente veste o game. É o que há de mais moderno na realidade virtual aplicada aos games multiplayer. 

Estácio e Time Brasil - A Estácio vai apresentar diversas ações desenvolvidas por seus alunos, com destaque para a Guerra de Robôs, uma iniciativa de estudantes do curso de Engenharia que simulará uma luta de sumô, com robôs controlados pelo público. O estande também abordará a Jornada Digital do Aluno na Estácio, onde serão demostrados para os visitantes, por meio de tablets e smartphones, todo material digital e aplicativos que facilitam o acesso dos alunos ao conteúdo acadêmico. Durante o evento, os atletas-alunos da instituição, que representam o Brasil em suas respectivas modalidades, também estarão na Arena para meet&greet.

Immplay Academy - A Immplay apresentará, diretamente da Califórnia e pela primeira vez no mundo, a tecnologia imersiva que transformará brinquedos e a internet do som em protagonistas no entretenimento e educação do futuro. Além de várias atrações, brinquedos numa plateia vão interagir com o conteúdo num palco que simula um teatro.

NBA - NBA Fan Zone: Em um espaço de 300m2, o público poderá ver o Troféu Larry O’Brien (taça entregue aos campeões da temporada), participar de brincadeiras e desafios na quadra interativa com piso de LED, que chega ao Brasil pela primeira vez, para conectar os mundos virtual e real do esporte. Os fãs poderão também mostrar suas habilidades no ‘NBA2K’ e visitar a NBA Store, loja oficial da liga.

Rock Stage: Esta atração permitirá que o público realize o sonho de ser um verdadeiro rock star, comandando um grande show em um palco supercolorido e cheio de instrumentos gigantes com muita inovação, sensores e tecnologia.

Oi: A Oi participará com seus projetos mais inovadores, como por exemplo, o conteúdo do NAVE (Núcleo Avançado em Educação), programa de ensino médio do Oi Futuro, que estará presente no local compartilhando experiências da gamificação em sala de aula e mostrando como tornar o processo de aprendizado mais divertido e significativo por meio de jogos.

Loja Oficial Game XP: Com 75m2 o espaço oferece diversas opções de souvenires e presentes para todos os gostos e bolsos, com valores de R$10 até R$120. Uma ótima oportunidade de adquirir produtos oficiais do maior evento gamer da América Latina.

Inova Stage – Programação (*sujeita a alteração)

 

06/09 – Quinta-feira

12h30 - Jogos de Empresas: Gamificação focada no ambiente corporativo | Equipe Edulabz

13h30 - Esporte & Inovação | Ana Corte, médica do COB

14h30 - O que é a ABDI? | Guto Ferreira, Presidente da ABDI

15h00 - Desenvolvendo jogos no Rio de Janeiro: A história do Neko Neko Rampage | Camilla Slotfeldt (BitCake) e Rio Criativo

15h30 - Como a gamificação vai mudar nossa saúde? | Alexandre Tarifa, CEO da Tech.Fit

16h00 - Inovação através da cooperação: como o Oito ajuda a Oi a inovar junto com startups de base tecnológica | Bernardo Estefan

16h30 - Next Generation Medical Education | Sandro Nahia, Fundador e CTO da MedRoom

17h00 - DogHero: a maior startup pet da América Latina | Felipe Macario, Gerente de Operações de Passeios da DogHero

17h30 - Painel: Mulheres Desenvolvedoras | Anny Caroline Sousa (DevGirls) + Camila Sloffeldt (BitCake) + Luíza Shimura (Double Dash) + Luisa Ribeiro (Recode) + Ludmilla Rossi (CMO Mkt Virtual)

18h00 - Até onde o seu sonho sonha? | Marco Carvalho, CEO Immplay

18h30 - Painel : Como a personalidade utiliza a internet para a interação com o público? | Ronaldinho Gaúcho

19h00 - Painel : Criptomoeda nos E-Sports | Ronaldinho Gaúcho

19h30 - Painel: Uma conversa entre desenvolvedores de Brinquedos e Games | Rafael Bastos (RING) + Rodrigo Passeira (Estrela) + Estevão Queiroga (PetitFabrik) + Rodrigo Krause (RGL) com mediação de Marco Carvalho (Immplay)

20h00 - A dinâmica da Ideia e do Capital - A Ascenção da Economia do Intangível | Mauro Muratório, Fundador da Microsoft no Brasil

07/09 – Sexta-feira

12h30 - Jogos de Empresas: Gamificação focada no ambiente corporativo | Equipe Edulabz

13h30 - Emergência RJ: a tecnologia ajudando na segurança da cidade | Startup Nearbee

14h30 - Monetização e Websale | Sobhan Daliry, CEO NZN

15h00 - Oi B2B: A tecnologia a favor das cidades inteligentes | Mauro Fukuda, Diretor de Tecnologia Oi

15h30 - Empoderamento digital: Tecnologia para mudar sua vida e o mundo | Rodrigo Baggio, Fundador do Recode e consultor do programa É de Casa, da TV Globo

16h00 - Desenvolvendo jogos no Rio de Janeiro: a história da Lenda do Herói | Rafael Bastos

17h00 - Dinossauros em realidade aumentada | Marco Carvalho, CEO Immplay

17h30 - Falando sobre o que ninguém quer falar | Ludmilla Rossi, Alpha Beat Cancer

18h00 - As 5 competências para construir carreiras e negócios inabaláveis nos dias de hoje | Mauricio Benvenutti, Startse

18h30 - Painel: Tecnologias Disruptivas | Mauricio Benvenutti (Startse) + Mauro Muratório + TBC (IBM) com mediação de Danilo Ardenghi (Startse)

19h00 - Painel: Facilitando a vida de pessoas com necessidades especiais | Paulo Eduardo Santos Porto (LeBraile) + Lenon Baldez Stelman (IFRJ)

19h30 - Painel: Smart Cities | Diogo Tolezano Pires e Mariana Hilda Marcílio (Pluvi.ON) + Leonardo Albino (Patrulha Conectada) + TBC (CyberLabs) com mediação de Mauro Muratório

20h00 - O que é a Hyperloop Transportation Technologie? | Bibop Gresta, Chairman Hyperloop Transportation Technologie

20h30 - Painel: Como a tecnologia abriu espaço para novas profissões? | Mediação de Thiago Romariz, Diretor de conteúdo Omelete Company e The Enemy

08/09 – Sábado

13h00 - Jogos de Empresas: Gamificação focada no ambiente corporativo | Equipe Edulabz

13h40 - Produção e Monetização de Conteúdo na Internet | Equipe Zoome

15h00 - Watson, internet das coisas e inovação: como a IBM está presente no nosso dia a dia?

15h30 - Como a tecnologia pode nos ajudar - ou atrapalhar - na tomada de decisões? | Matheus Pizão

16h00 - New Experiences for a New Generation | Valerie Valcante, membro do board da SXSW e fundadora da Colabsco

16h30 - Construindo a maior plataforma de games do Brasil | Thiago Romariz, Diretor de conteúdo Omelete Company e The Enemy

17h00 - Internet como o cupido do século XXI | Gusta Stockler e Alessandra Prado com mediação de Tiago Leifert

17h30 - Experiência e inovação no maior festival de música do mundo | Luis Justo, CEO Rock in Rio

18h00 - Painel: Como se ganha dinheiro fazendo invenção? | Harry Botterill (CTO Hasbro USA) + Valerie Vacante + David Diesendruck (Redibra) com mediação de Marco Carvalho (Immplay)

18h30 - Como a tecnologia pode nos aproximar da natureza? | Mauricio Bianco, CEO CI-Brasil

19h00 - Painel: Um papo sobre o futuro da humanidade | Marcelo Sales (CyberLabs) + Andre Belo (Singularity Univ) com mediação de Marco Carvalho (Immplay)

19h30 – Game XP Innovators: Um board de 10 super-heróis brasileiros da inovação apresentará seu compromisso para estimular a tecnologia e o empreendedorismo nas escolas do Brasil.

20h00 - Como a liga esportiva mais famosa do mundo se prepara para o futuro? | Aaron Ryan, Head da NBA 2K League e Rodrigo Vicentini, CEO NBA Brasil

20h30 - Futebol e dança de Robôs | Equipe Jaguar de Robótica (IFRJ)

09/09 – Domingo

12h30 - Painel: Como transformar criatividade em sucesso - O Case Robozão | Lei Almeida, criador do Robozão

13h30 - A tecnologia no seu bolso | Rafael Nasser (PUC)

14h00 - Painel: Educação e Tecnologia | Marco Carvalho (ImmPlay) + Valerie Valcante (SXSW e Colabsco) + TBC (Eleva) com mediação de Mauro Muratório

14h30 - Tecnologias exponenciais | Andre Bello, Future Designer

15h00 - Painel: AfroGames - O Primeiro Centro de Formação de Jogadores de E-sports em Favelas no Mundo | Ricardo Chantilly (Chantilly Promoções) e Jose Junior (Afroreggae)

15h30 - Oi Nave: Design para ludificar a sala de aula | Fernanda Sarmento, Igor Moreno e Antoanne Pontes

16h00 - TV Globo Inovação | Daniel Monteiro, Gerente de P&D Tv Globo

16h30 - Painel: Westworld seria possível? O futuro da inteligência artificial | Marcelo Sales

17h00 - Painel: Hackathon BRF | Cyro Calixto e banca do Hackthon: Apresentação e pitch da Hackathon da BRF

19h00 - Painel: Mercado de games no Brasil: evolução e perspectiva | Ministro Sérgio Sá Leitão e convidados: Sandro Manfredini, Henrique Alonso, Ana Ribeiro, Rodrigo Terra, Francisco Chaves : Ministro da Cultura, Sérgio Sá Leitão, apresenta o 2º Censo da Indústria de Jogos Digitais e fala sobre a rápida expansão do setor, o novo programa de investimento em games do MinC e o impacto da atividade no desenvolvimento do país.