Orçados em cerca de R$ 180 milhões, projetos contarão com integração entre ônibus e vans, além de bicicletários

 

 

O plano de recuperação do sistema BRT no Rio de Janeiro segue a todo vapor, e para dar continuidade, a Prefeitura do Rio irá construir cinco novos terminais do BRT Transoeste em: Magarça, Santa Cruz, Mato Alto, Pingo D’Água e Curral Falso. As obras dos terminais Magarça, Santa Cruz e Mato Alto terão início ainda esse ano, e serão realizadas pela Secretaria Municipal de Infraestrutura. Já nos terminais Pingo D’Água e Curral Falso a licitação está marcada para meados de novembro. O projeto de construção dos cinco terminais vai custar em torno de 180 milhões de reais.

O novo Terminal Pingo D’Água vai substituir a estação que recebe o mesmo nome, e vai fazer a integração entre ônibus alimentadores e vans oriundos da Estrada da Pedra e da Avenida Dom João VI. Serão realizadas melhorias no sistema viário e de drenagem no entorno do novo terminal. Como a região de Guaratiba recebe um alto tráfego de bicicletas, um estacionamento exclusivo para elas será implementado nas proximidades do terminal para que a população tenha um local seguro para guardar até 600 bikes.

Já para a implantação do Terminal Curral Falso, a antiga estação, que tem o mesmo nome, será demolida. Serão construídos uma passarela nova de acesso ao novo terminal e um terminal alimentador que irá fazer a integração entre os ônibus e vans vindos da Avenida Cesário de Melo e da Estrada de Sepetiba. Também serão realizadas a implantação do bicicletário com capacidade de 400 vagas, e melhorias no sistema viário e de drenagem no entorno do terminal.

“A área da estação Pingo D’ Água vai ter 17 mil metros quadrados, hoje são apenas dois mil metros quadrados. O acesso se dará por uma nova praça que estamos construindo. Outra mudança será no Curral Falso, que passará de 300 metros quadrados para 16 mil metros quadrados. Esse terminal será estratégico, principalmente porque receberá passageiros do eixo das estações do BRT da Cesário de Mello”, explicou a secretária de Infraestrutura, Jessick Trairi.

O terminal Mato Alto será integrado por dois novos terminais de ônibus e vans. Para isso, vai ser construída uma passarela que receberá usuários tanto de Campo Grande como de Sepetiba. O projeto prevê ainda a construção de dois viadutos, além de retornos para os veículos comuns. Um bicicletário com capacidade para 250 bicicletas também será implantado no local.

O projeto das obras do terminal Magarça prevê a implantação de mais um módulo com características técnicas idênticas à estação existente. O objetivo é trazer mais conforto aos usuários, garantindo a distribuição dos usuários no interior do novo terminal e nas suas duas áreas de acesso. Além da construção de um novo módulo, haverá a construção de um terminal alimentador de ônibus e vans vindos pela Estrada do Magarça, e modificações para ampliação do sistema viário da Avenida Dom João VI (Américas). O novo terminal Magarça também irá contar com um estacionamento exclusivo para 250 bicicletas.

Assim como as obras do terminal Magarça, o projeto do novo terminal Santa Cruz prevê a expansão da estação existente, criação de pistas exclusivas para o BRT e modificações no sistema viário das ruas Felipe Cardoso, Barão de Laguna e Dom Pedro I. Um bicicletário para 200 bicicletas também será construído no local.

Retornos na Avenida das Américas vão ganhar obras de alargamento

Além da construção dos cinco novos terminais, nos próximos dias a Prefeitura do Rio vai dar início, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura, às obras de adequação viária em retornos da Avenida das Américas, na Barra da Tijuca. 

A operação de alargamento está prevista para acontecer nos retornos junto à estação do BRT Bosque da Barra, entre o shopping Rio Design e a estação do BRT Américas Park e entre as estações do BRT Benvindo de Novaes e Nova Barra. Os serviços fazem parte das obras de substituição do pavimento, com recuperação estrutural do corredor Transoeste. A ação teve início em julho.

Ao longo de um ano e meio, a Secretaria de Infraestrutura fará a substituição do asfalto da calha por onde passam os ônibus do BRT Transoeste por concreto. Os serviços foram iniciados em dois trechos: na Avenida das Américas, próximo à Cidade das Artes, no trecho entre o Terminal Alvorada e a Estação do BRT Bosque da Barra; e após o túnel Vice-Presidente José Alencar, entre as estações Embrapa e Cetex. Nesses trechos, os veículos são desviados da calha para que possa ser feita a fresagem e a preparação para colocação do concreto. Os investimentos da Prefeitura ultrapassam R$ 235 milhões.