Reunião acontece em formato online e busca esclarecer dúvidas de empresas interessadas em gerir e explorar o espaço esportivo, preservando o legado olímpico e estimulando turismo e práticas esportivas na Barra
Nesta sexta-feira (03), acontece a audiência pública a respeito do Complexo de Arenas do Parque Olímpico, na Barra Olímpica. A reunião será feita no formato online, das 10h ao 12h, por intermédio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SMDE). A principal meta do encontro é esclarecer dúvidas dos possíveis interessados em participar da consulta pública do projeto.
O objetivo da concessão é que as arenas criadas para as olimpíadas de 2016 voltem a ser destaque na região e estimulem a prática esportiva e o turismo, além de preservar o legado olímpico deixado pela infraestrutura. A empresa privada que assumir a região deve garantir ao município que o Velódromo seja gratuito, local esse que é utilizado para a prática de esportes do programa Vila Olímpica.
Ainda nas obrigações do concessionário responsável, ele deverá arcar com a gestão, manutenção e operação do terreno pelos próximos 20 anos. O valor de outorga fixa mínima é de 35,3 milhões de reais, já o custo estimado de manutenção da área é de 34 milhões de reais anualmente. Em contrapartida, o parceiro privado que assumir o local tem o direito de explorar comercialmente a área.
O projeto calcula que a concessão gere cerca de 315 milhões de reais ao longo dos 20 anos, apenas em arrecadações e isenções fiscais ao município. Vale ressaltar que parte dos recursos captados serão remanejados para iniciativas socioesportivas da Prefeitura do Rio nos projetos das Vila Olímpica. O contrato inclui o Museu Olímpico, o Velódromo, o Centro de Tênis e a Arena Carioca 1.
Para participar da audiência pública no dia 3 de outubro, os interessados devem se inscrever no formulário indicado pela prefeitura. E, entre os dias 29 e 30 de setembro e 1º de outubro a SMDE, em conjunto com a CCPar (Companhia Carioca de Parcerias e Investimentos) apresentam o projeto para possíveis interessados, o RoadShow tira dúvidas também sobre questões burocráticas do processo de concessão. Neste caso, o formulário é destinado para os possíveis empreendimentos: link para o forms.