As vias da Barra da Tijuca e Recreio dos Bandeirantes continuam a serem revitalizadas

 

 

O programa Asfalto Liso retornou nesta semana ao bairro do Recreio dos Bandeirantes, na Zona Oeste. As equipes começaram o serviço de fresagem na Avenida Pedro Moura, um trecho que finaliza a recuperação das vias no entorno do Parque Natural Municipal Marapendi, e é um importante acesso à Avenida Lúcio Costa, na praia do Recreio.

Crédito: Subprefeitura da Barra

Já na Barra da Tijuca, as equipes da Secretaria de Conservação iniciaram nesta madrugada o serviço de fresagem da Estrada da Barra da Tijuca, no Itanhangá. Para minimizar o impacto no trânsito, o trabalho será realizado no período noturno entre às 21h e às 6h.

“O Asfalto Liso é um importante serviço de recuperação de vias, que prioriza sempre as ruas e avenidas mais movimentadas da cidade. O trabalho não é um “tapa buraco”, trata-se da remoção das camadas de asfalto antigas e a implantação de uma nova camada. No caso da “Pedro Moura” os técnicos da Secretaria de Conservação detectaram que será necessário realizar um reparo mais profundo, para aumentar a durabilidade do pavimento, por isso a etapa da fresagem terá um tempo de duração um pouco maior”, informou o subprefeito da Barra, Raphael Lima.

Crédito: Subprefeitura da Barra

Os principais equipamentos utilizados pela Secretaria de Conservação, nesse tipo de serviço são a fresadora, que faz a raspagem do asfalto desgastado, a vibroacabadora, que aplica a massa, e os rolos compressores, que compactam e dão o acabamento na superfície do novo pavimento.

Passo a passo do Asfalto Liso:

1 – É feito o levantamento topográfico da via, a fim de mapear trecho e áreas a serem trabalhados;

2 – É usada a fresadora, que faz a raspagem do asfalto desgastado;

3 – Entra em cena a vibroacabadora, que aplica a massa asfáltica para que os rasteleiros espalhem, garantindo um bom acabamento;

4 – Na sequência, os rolos compressores compactam o asfalto e garantem o acabamento da superfície do novo pavimento. Nessa etapa, os tampões da rede de infraestrutura são renivelados;

5 – Por fim, é feita a nova sinalização horizontal da via (pintura de faixas no chão).