Dos dias 25 de agosto a 3 de setembro, o evento homenageia a diversidade da culinária e cultura da região sul dos Estados Unidos 

 

 

O Festival Bourbon Street acontece entre os dias 25 de agosto e 3 de setembro, no shopping ao ar livre Uptown, na Barra da Tijuca. O evento homenageia a cultura da região sul dos Estados Unidos, tendo como foco Nova Orleans, cidade situada no estado de Louisiana, a terra dos pratos apimentados e repletos de especiarias. Para dar vida ao ambiente, o Mercado de Produtores ganha uma decoração temática, recheada de elementos característicos da cidade estadunidense. 

 

(Foto: Divulgação)

O cardápio exclusivo do evento conta com mais de 20 pratos idealizados pelo curador do festival, o jornalista e repórter de gastronomia popular Juarez Becoza. Entre as opções, estão hambúrgueres, costela, crepes, drinks e muito mais. Durante os seis dias de evento, o Mercado de Produtores se enche de música típica e espaços imersivos que remetem à cultura de Nova Orleans.

Com diversas opções e surpresas gastronômicas, o restaurante Katita tem destaque, sob a chefia de Kátia Barbosa, que oferece o ‘Jambalaya Carioca’, um prato emblemático e famoso em Nova Orleans, com seu toque especial. Para celebrar a vivência de Elvis Presley na região sul dos Estados Unidos, a Casa Del Mar homenageia o Rei do Rock n’ Roll ao apresentar o ‘Risoto do Elvis Presley’, que consiste em arroz de camarão flambado no Bourbon Jim Beam com chips de cebola. Além disso, o festival também conta com um prato inspirado no filme ‘Tomates Verdes Fritos’, que foi vencedor de dois Oscars em 1991. 

(Foto: Divulgação)

Entre as bebidas, o ‘Old Fashioned’, da Drinkeria Sauer, se destaca. Com a curadoria de Becoza, o coquetel de bar mais antigo do mundo ainda é um dos favoritos, tendo sido inventado nos Estados Unidos. A mistura da bebida consiste em Bourbon Jim Beam, açúcar, angostura, gelo e uma fatia de laranja. Além disso, a cervejaria Hocus Pocus oferece drinks criativos, como o ‘Juju’s Drinks’, que é uma combinação do famoso Bourbon Jim Beam com a cerveja mais vendida da marca, ‘Orange Sunshine’. 

Não faltarão ofertas de cardápios especiais em locais como a Cervejaria Tio Ruy, Ceviche da Fabi, Banana Jack, Pappa Jack, entre outros. 

O evento abraça o conceito de transportar os visitantes diretamente para o coração e alma da vibrante cultura sulista estadunidense, que é rica em influências africanas, caribenhas, francesas e dos nativos americanos. A abordagem também se conecta com a proposta do Mercado de Produtores, que tem uma vasta variedade de produtos do mundo inteiro. 

A parte sul dos Estados Unidos é conhecida como o berço de gêneros amados mundialmente, como o jazz e blues. Por isso o nome escolhido para o festival é Bourbon Street, em homenagem à rua mais famosa de Orleans, onde música e comida se entrelaçam de uma forma mágica e única. 

Na programação musical, o grupo Marcos Amorim Trio se apresenta nos dois finais de semana. No dia 26 de agosto, das 16h às 18h, o músico Gui Lopes comanda o som. No segundo fim de semana, é a vez de Ricardo Pontes Trio. Para encerrar a festa, a Majomatic Jazz embala os dias 27 e 3 de setembro, das 16h às 18h. 

 

SERVIÇO:

Local: Av. Ayrton Senna, 5500 - Barra da Tijuca / Uptown, Mercado de Produtores 

Datas: 25 de agosto a 3 de setembro

Mais informações: @uptownbarraoficial no instagram