De exposições climáticas a riscos de segurança, os perigos são variados e podem afetar a experiência do show

 

 

Por: Lucas Costa

 


A tradição brasileira de acampar nas proximidades dos locais de shows de artistas renomados ganha destaque mais uma vez, revelando a intensa devoção dos fãs e a ansiedade por momentos únicos de proximidade com seus ídolos. Contudo, a prática levanta questões sobre os potenciais riscos enfrentados pelos acampantes, conforme investigado pelo Jornal da Barra.
Os riscos associados aos acampamentos de fãs são variados e abrangem desde questões de saúde até problemas de segurança. Veja abaixo alguns dos exemplos:
1. Exposição às condições climáticas extremas, como calor intenso, frio, chuva e vento, podendo levar à desidratação, insolação, hipotermia ou doenças respiratórias.
2. Falta de higiene adequada, aumentando o risco de infecções e doenças transmitidas por contato direto ou por alimentos contaminados.
3. Fadiga e exaustão devido à falta de sono adequado e descanso, especialmente durante longos períodos de espera.
4. Lesões físicas devido a quedas, tropeços ou acidentes durante o acampamento.
5. Problemas de segurança, como roubo, assaltos ou confrontos entre fãs.
6. Impacto na saúde mental devido ao estresse, ansiedade e isolamento social prolongado.
7. Possíveis conflitos com autoridades locais ou proprietários de terrenos onde os acampamentos são montados.
8. Riscos relacionados à alimentação inadequada, consumo excessivo de álcool ou drogas.
Esses riscos destacam a importância de planejar cuidadosamente e tomar medidas preventivas para garantir a segurança e bem-estar dos fãs durante eventos de acampamento prolongados.


Atualmente, um grupo de fãs demonstra essa devoção na frente da Rio Arena (antiga Jeunesse Arena), na Barra da Tijuca, desde o fim de janeiro, em antecipação ao show do cantor Louis Tomlinson, marcado para o dia 08 maio e com ingressos vendidos no site da Livepass.
Procurada pelo Jornal da Barra, a Rio Arena emitiu uma nota sobre o acampamento:
"A Rioarena esclarece que não tem ingerência sobre o movimento de fãs que eventualmente acampem em via pública à espera dos shows de seus ídolos. De todo modo, a casa já acionou os órgãos competentes para informar a situação." 
A Polícia Militar, ao ser contatada pela redação, se manteve em silêncio quanto às medidas adotadas para garantir a segurança dos acampantes, suscitando dúvidas sobre a eficácia das precauções em locais de acampamento.
Em contrapartida, a Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS) realizou uma visita ao local na semana anterior com o objetivo de verificar se o acampamento abrigava pessoas em situação de rua, destacando o papel das autoridades municipais na supervisão e apoio às comunidades vulneráveis.
Eventos durante o acampamento
Durante o período em que permanecerem acampadas até o dia do show, as fãs terão a oportunidade de participar de uma série de eventos emocionantes que acontecem no local.
No dia 04 de fevereiro, o espaço recebeu a animação do bloco de carnaval da cantora Preta Gil. Além disso, em fevereiro, a região parou para celebrar a inauguração do Ginásio Educacional Olímpico (GEO), que abriga a Escola Municipal Isabel Salgado. A presença ilustre do Prefeito do Rio e do Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, marcou o evento, que ocorreu dentro do Parque Olímpico da Barra, mesmo local da Rio Arena.


Até o dia do evento principal, estão programados mais 4 eventos emocionantes no local: Maiara e Maraisa in Concert, no dia 23 de março; SPC Acústico 2 – Último Encontro, nos dias 19 e 20 de abril; e UFC 301, no dia 04 de maio.
Casos anteriores
Em outubro de 2022, o Jornal da Barra relatou o caso dos fãs do cantor Harry Styles (também ex-One Direction), que passaram 79 dias acampados e foram posteriormente orientados pela Prefeitura a deixarem o local. A administração municipal foi abordada pelo JB e emitiu uma nota para esclarecer os motivos que levaram à orientação de desocupação do espaço. "Não foram removidas, saíram após entendimento da situação de vulnerabilidade. Fizemos uma abordagem amigável. As meninas choraram muito, mas entenderam o perigo de estarem expostas. Elas são moradoras do Rio de Janeiro e foram orientadas a voltarem para suas casas", destacou a Prefeitura.


Em 2016, outro caso de destaque envolveu os fãs do cantor Justin Bieber, que ocuparam a Praça da Apoteose, no Sambódromo do Centro do Rio, a partir de 2 de novembro de 2016, em antecipação a um show marcado para 29 de março de 2017. Permaneceram no local por aproximadamente cinco meses, incluindo períodos festivos como Natal, Ano Novo e Carnaval.
O movimento de acampamento não se restringe apenas aos fãs mais jovens. Em Curitiba, por exemplo, admiradores da banda Guns N' Roses montaram acampamento por cerca de quatro dias para um show realizado em setembro do mesmo ano.
Esses episódios evidenciam a amplitude do fenômeno de acampamentos de fãs no país, independentemente da faixa etária, sinalizando a sua recorrência a qualquer momento. Contudo, essa prática não é necessariamente recomendável, pois envolve diversos riscos que podem comprometer a experiência esperada quando o tão aguardado dia do show finalmente chega.