A partir deste mês de abril, a Prefeitura do Rio, em parceria com a CET-Rio, Centro de Operações Rio (COR), Guarda Municipal, Rioluz e Subprefeitura da Barra da Tijuca, implementará dois pontos de fiscalização de trânsito por videomonitoramento no bairro da Barra da Tijuca, Zona Oeste da cidade. Os trechos escolhidos são a Avenida Olegário Maciel e a Avenida Érico Veríssimo.

O objetivo da medida é detectar infrações de trânsito remotamente por meio de câmeras de monitoramento instaladas em pontos estratégicos do bairro. A Resolução CONTRAN nº 909, de 28 de março de 2022, que consolidou as normas de fiscalização de trânsito por intermédio de videomonitoramento, confere aos órgãos de fiscalização tal prerrogativa, regulamentando o § 2º do art. 280 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB).

Guardas municipais que atuam no COR serão responsáveis por autuar veículos flagrados cometendo infrações de estacionamento e paradas irregulares em tempo real através do sistema de câmeras, dispensando a abordagem ao condutor. O estacionamento e a parada irregular de veículos afetam negativamente a mobilidade urbana do bairro, especialmente nos dias de sol.

As vias selecionadas receberam sinalização especial da CET-RIO, indicando a fiscalização por videomonitoramento. Além disso, já existiam ao longo das mesmas diversas placas de proibição de parada e estacionamento.

Raphael Lima, Subprefeito da Barra, ressaltou: "Esta iniciativa visa melhorar o atendimento a ocorrências de mobilidade urbana. Com a implantação de câmeras em pontos estratégicos, iremos mapear o bairro com outro foco, que é a segurança pública, feita pelos órgãos competentes."