Movimento contou com cerca de 15 mil participantes

A ação Aquele Abraço, idealizada pela Route Brasil, realizada no Dia Mundial dos Oceanos (08 de junho), recolheu mais de quatro mil quilos de resíduos das praias da Barra da Tijuca e do Recreio. Pela primeira vez, a iniciativa contou com a correalização do projeto Recicla Orla, parceria entre a Orla Rio Concessionária e a Startup de sustentabilidade Polen, que garantiu o descarte correto dos resíduos coletados pelos 15 mil participantes durante o evento.

Com o objetivo de chamar a atenção do planeta para o descarte irregular dos resíduos que têm gerado uma taxa elevada de poluição, a ação foi iniciada com um grande abraço no oceano, quando os participantes deram as mãos em torno de toda a orla das duas praias. “Práticas constantes de conscientização ajudam a diminuir o impacto ambiental que estamos enfrentando diariamente. Precisamos continuar com projetos e iniciativas que cheguem até a população e a mobilize a fazer a sua parte pelo nosso ecossistema.”, comenta João Marcello Barreto, CEO da Orla Rio.

Dentre os resíduos coletados na ação, a maior parte recolhida foi de vidro, 1558 quilos, seguido de plásticos variados, 1271 quilos, papéis, 779 quilos e 492 quilos de resíduos não recicláveis, como madeira, coco, borracha, orgânico… Todo o material, após a coleta e transporte, foi tratado e está passando pelo processo de reciclagem. Em seguida este material será vendido para indústrias recicladoras, fechando o ciclo da economia circular. As notas fiscais referentes a estas transações serão registradas em blockchain e transformadas em Créditos de Logística Reversa. “A parceria com o Recicla Orla nos proporcionou a tranquilidade da certeza de que todo o lixo coletado na ação teve um destino correto de descarte. O melhor é saber que o Recicla Orla está fazendo a reciclagem desses resíduos e colocará à disposição das empresas que farão o seu reaproveitamento.”, diz Simão Filippe, CEO da Route Brasil.