O Jornal da Barra preparou uma coletânea de editoriais escritos ao longo desses 28 anos de trabalho que contam um pouco da história da região da grande Barra e do Rio, destacando os fatos mais marcantes de diversos segmentos. Acompanhe:

O mês de maio é o mês no qual tradicionalmente fazemos nossa singela homenagem às mães, e a todas as mulheres que exercem ou assumiram por livre iniciativa esta prazerosa e ao mesmo tempo difícil função.

Fica aqui nosso registro e nossa homenagem àquela que nos gerou, que nos educou e nos mostrou os caminhos da vida. Particularmente guardo uma saudade imensa da minha Augusta, e onde quer que ela esteja, lhe envio meu pensamento, triste pela impossibilidade do contato físico, mas feliz por saber que ela continua me protegendo e amando. Algumas pessoas podem não estar me entendendo as minhas palavras, mas aqueles que estão na mesma situação que eu, tenho a certeza, compartilham dos mesmos sentimentos que eu.

O tempo passa e a gente não esquece por tudo que a mãe representa ou representou, amor, carinho, compreensão, educação, moral e ética, nos dando bronca ou castigando quando inocentemente fazíamos algo de errado ou fora da conduta padrão.

Mas fico por aqui com a homenagem devida e merecida a todas as mães, pois na verdade o tema principal deste editorial diz respeito à escolha próxima, daqui a cinco meses, do sucessor de Cesar Maia.

Posso estar errado, mas será um processo de decisão extremamente difícil, para o eleitor sério e isento, face ao campo de escolha entre os candidatos que se apresentam. Diante da exclusão do Eduardo Paes, por razões que antes chamávamos de “forças ocultas”, que hoje podemos classificar como de interesse múltiplo, ou seja, pessoais e políticas de Lula, Sergio Cabral e Picciani, a escolha do novo prefeito “Tá muito mais difícil...” Quero deixar claro que o nosso Eduardo Paes sofreu um grande revés, mas vai ficar bem e quando voltar virá mais forte. Também quero ressaltar que ele não seria o candidato ideal, mas dentre os que se apresentam, seria o melhor capacitado para a função, e o governador sabia disso...

Agora temos que começar a decidir a quem apoiar. Crivella já parte com 15 ou 20% do eleitorado evangélico e aparentemente vai conquistar muitos votos ainda. Parece que na região da Grande Barra, ele também terá muitos votos, pois inúmeras pessoas me procuraram para dizer que estão trabalhando para a campanha dele. Alguns votos do Eduardo irão para ele. Outros migrarão para Solange Amaral, a candidata do prefeito, mas será difícil carrear votos de Eduardo para o jm e brilhante ex-aluno do Santo Agostinho, Alexandre Molon do PT...Tudo indica que Molon ficando fora do 2º turno, Lula atinge seu objetivo e elege Crivella.

É preciso dizer que Gabeira também vai receber muito voto dos cariocas. Figura polêmica, nos últimos tempos tem sido voz ativa no congresso. Vale lembrar que Eduardo e Solange estiveram com ele no PV no início de suas carreiras. A valorosa Jandira também merece a consideração do eleitor, mas não vai chegar junto. Pessoalmente gosto do Chico Alencar, culto, sério, mas seu partido não o ajuda em nada. Chico é ótimo político para estar sempre na oposição.

Solange carrega o ônus de ser a representante do “pesado” Cesar Maia, mas ele tem a máquina na mão e tem muita gente que o apoia, apesar de uma 2ª gestão muito abaixo das promessas e das expectativas. Vamos ver como a situação vai ficar nos próximos meses.

Voltaremos ao assunto e peço para que enviem sua opinião para o e-mail do Jornal da Barra. Vamos debater o assunto.

Às mamães, vovós e a todas as mulheres, solteiras, casadas ou viúvas, que exercem esta importante função, nossas felicitações pelo seu dia e nossos sinceros agradecimentos pelo que vocês têm feito pelo país e pelas futuras gerações.

Editorial Maio 2008