Com a evolução da tecnologia ao longo da história, comprar pela internet se tornou apenas mais uma consequência do pensamento prático e veloz da modernidade. Em alguns cliques, uma transação de dinheiro é feita e logo o produto chega à sua casa! O ato de comprar atrás de um celular ou computador é muito fácil, porém é fundamental adotar medidas que tornem o ato seguro e mais cauteloso. 

De acordo com o Relatório E-Commerce Trends 2023, 61% das pessoas entrevistadas afirmaram que tem o costume de comprar mais pela internet do que em lojas físicas. Nesse contexto, para que o consumidor não se torne mais suscetível a cair em golpes virtuais, preparamos oito dicas essenciais para realizar compras online com segurança. 

 

 

  • Prefira comprar em sites conhecidos

 

Para uma compra mais segura, a primeira dica é escolher uma loja online já estabelecida e conhecida no comércio virtual. Desta forma, é possível ter certeza de que está tratando com uma loja legítima, que oferece os serviços de apoio ao consumidor, como os canais de atendimento caso ocorram problemas no pedido. 

Para garantir maior segurança ao acessar as plataformas e efetuar o pagamento do produto, é recomendado atuar dentro do aplicativo oficial da loja. 

 

  • Verifique se o site é confiável

 

Na vastidão da internet, é comum que sites desconhecidos apareçam com ofertas através de propagandas, por isso é tão importante adotar as seguintes medidas: pesquisar as avaliações da empresa no Google e a reputação da loja no site Reclame Aqui; notar se a plataforma apresenta informações da empresa como CNPJ, endereço comercial e telefone; testar se os canais de atendimento do site funcionam. 

 

  • Confira os elementos de segurança do site 

 

Para garantir um ambiente digital mais seguro, o site ou loja virtual deve ter um certificado SSL válido, indicado pelo ícone de cadeado na barra de endereço. O termo significa “Secure Sockets Layer” e mantém a segurança das conexões de internet e impede que criminosos leiam ou modifiquem as informações transferidas entre dois sistemas. 

Essa proteção evita que os dados sejam roubados por terceiros, garantindo a privacidade das informações. Além disso, o cliente também pode avaliar a segurança de um site pela ferramenta de navegação segura do Google.

 

  • Certifique-se de estar no site verdadeiro

 

Criar sites falsos é uma técnica criminosa muito comum para aplicar golpes na internet. Assim, os golpistas podem “clonar” a loja virtual já conhecida com um endereço semelhante ao original. 

O cenário mais comum é uma leve modificação no nome, como por exemplo: O site original se chama “www.compre.com.br”, mas o site falso usa o endereço “www.compree.com.br”. 

Para não cair neste golpe, é indicado conferir o endereço da loja virtual. É válido apontar que sites falsos também podem imitar elementos gráficos da plataforma original. 

 

  • Use dispositivos e redes seguras

 

Evite utilizar computadores de acesso público no momento em que realiza as compras online, para reduzir as chances de que os dados sejam vazados. Da mesma forma, é recomendável não utilizar redes abertas de Wi-Fi, que podem facilitar o acesso não autorizado às informações dos usuários. 

 

  • Cuidado com links para ofertas 

 

Ao se deparar com ofertas por email, mensagens ou nas redes sociais, vá até o site original e confira se a promoção é verdadeira, ao invés de clicar no link da mensagem. 

Uma tática de golpes é o envio de ofertas tentadoras como isca para a prática de “phishing”, que são crimes cibernéticos com o intuito de obter informações confidenciais e roubar dados ou instalar vírus no dispositivo da vítima. 

Por isso, desconfiar de preços muito abaixo da média é uma estratégia adicional para realizar compras online da maneira mais segura possível. 

 

  • Utilize meios de pagamento seguros 

 

Ao utilizar os dados do cartão de crédito em compras online, é necessário ter um cuidado especial com a proteção de seus dados. Uma forma segura de agir é através do uso de um cartão de crédito virtual temporário, que pode ser usado apenas em uma operação. 

Além disso, caso deseje pagar à vista, o cliente pode optar pelo boleto bancário para não precisar fornecer os dados do cartão. 

 

  • Proteja suas informações de acesso

 

É necessário realizar um cadastro antes de fazer compras online. Nesse contexto, é recomendável criar uma senha forte e única para cada plataforma, para não deixar os dados pessoais salvos no navegador.