A CET-Rio informa que nesta sexta-feira (20), das 23h às 6h da manhã de sábado (21), a Avenida Niemeyer estará totalmente interditada para o andamento das obras da Geo-Rio. O fechamento acontece entre as avenidas Prefeito Mendes de Moraes e Delfim Moreira, em ambos os sentidos. 

 

Principais desvios 

Aos veículos da Barra da Tijuca com destino à Gávea e ao Leblon, é necessário utilizar a Autoestrada Engenheiro Fernando Mac Dowell e o Túnel Zuzu Angel. 

O acesso dos hóspedes do Hotel Sheraton será somente pelo Leblon, assim como os acessos e saídas dos moradores do Vidigal e da Chácara do Céu, utilizando as seguintes vias:

  • Autoestrada Eng. Fernando Mac Dowell,
  • Túnel Zuzu Angel;
  • Túnel Rafael Mascarenhas;
  • Avenida Visconde de Albuquerque.

O acesso dos moradores do Condomínio Ladeira das Yucas e hóspedes do Hotel Vip´s será pelo lado do bairro de São Conrado, no entroncamento da subida, no início da interdição, em frente ao Hotel Nacional.

 

Transporte público 

A entrada e a saída de transportes públicos (Vans -STPL e Micro-ônibus) no trecho interditado serão feitos no bloqueio junto à Delfim Moreira e à Avenida Visconde de Albuquerque pelo lado do Leblon, onde haverá uma limitação de circulação até o acesso ao  Vidigal, tendo três opções de retorno:

1º: Em frente ao Hotel Sheraton

2º: Em frente ao acesso do Vidigal

3º: Em frente à Rua Dom Eugênio Sales, somente Vans – STPL, pois não há espaço para manobras dos demais modais.

 

Esquema de tráfego 

A operação de trânsito conta com a participação dos agentes da CET-Rio, da Guarda Municipal e de apoiadores de tráfego que estarão trabalhando para manter a fluidez, orientar os motoristas e efetuar os bloqueios durante a intervenção. Os intervalos semafóricos serão ajustados para melhorar a dinâmica do trânsito nas rotas alternativas e principais corredores da região. Além disso, também serão utilizados dois painéis de mensagens variáveis para orientar e alertar os motoristas sobre as interdições. 

O Centro de Operações do Rio (COR) fará o monitoramento pelas câmeras da Prefeitura, onde serão responsáveis por verificar possíveis impactos na circulação viária e permitir que técnicos da CET-Rio implantem os ajustes necessários nos tempos semafóricos, a fim de garantir a fluidez do tráfego. 

A CET-Rio pede aos motoristas que fiquem atentos aos bloqueios viários e sigam as orientações dos agentes. 

 

A tão aguardada linha de ônibus entre o Centro de Niterói e a Barra da Tijuca tem até o final do mês de outubro para começar a circular. O secretário estadual de Transporte e Mobilidade, Washington Reis, e o subsecretário estadual de Energia e Economia do Mar, Felipe Peixoto, anunciaram que as informações sobre a nova linha seriam publicadas oficialmente na próxima semana pelo Departamento de Transportes Rodoviários do Estado do Rio de Janeiro (Detro-RJ). 

O subsecretário, que é de Niterói, conta que esta é uma demanda antiga da cidade e que, desde 2021, quando era deputado estadual, já lutava pela implementação do trajeto. 

“Essa ligação é uma demanda antiga e gigantesca. A publicação pelo Detro pode ser feita a partir da próxima segunda-feira e, uma vez feito isso, a linha já pode começar a circular, inclusive a partir da própria data da publicação. Enquanto não temos o metrô, a solução mais rápida é essa. Um estudo de destino-origem mostra que Niterói era a segunda centralidade do estado e perdeu, agora, para a Barra. São duas centralidades muito importantes. Muita gente mora em Niterói e trabalha na Barra e vice-versa. Muitas empresas deixaram o Centro do Rio e foram para a Barra”, conta Peixoto, para o O Globo. 

Ele também pleiteia pela circulação de outros dois trajetos, um pela Linha Amarela e outro pela Zona Sul. A ideia é que a linha seja criada a partir da extensão de outra já existente, o que facilitaria ainda mais a implementação do novo trajeto. 

Em agosto deste ano foi realizado um estudo técnico pelo Detro, para avaliar as linhas intermunicipais de ônibus já existentes e a possibilidade de criação de outras, como a entre Niterói e Barra da Tijuca. Na época, o órgão confirmou que esta era uma antiga demanda dos passageiros e que a solicitação de análise foi proposta por Washington Reis. 

Nesta situação, as linhas de ônibus são consideradas experimentais até que haja uma licitação para formalizá-las, pois não há previsão legal para a criação de novas linhas sem que ocorra o processo. Linhas experimentais podem rodar por um período máximo de dois anos ou até que haja uma licitação, o que acontecer primeiro.