A Subprefeitura da Barra, através da Secretaria de Infraestrutura, segue com o projeto de alargamento dos retornos mais movimentados da Avenida das América, na Barra da Tijuca e no Recreio dos Bandeirantes.  O retorno próximo da estação do BRT Pedra de Itaúna foi reconstruído e reaberto com três pistas, após anos fechado para dar espaço para um retorno do BRT. Além do serviço de alargamento do retorno já existente, foram reabertos também os retornos próximos da Estação do BRT Barra Sul/Pontões na Barra da Tijuca. Nesse caso, o alargamento dos retornos em ambos os sentidos foi realizado simultaneamente, o que já está proporcionando um aumento considerável na capacidade de escoamento de veículos.

Retorno revitalizado perto a estação de BRT Pedra de Itaúna. (Foto: Divulgação)

A pedido da Subprefeitura da Barra, durante as obras na pista do BRT, a Secretaria de Infraestrutura realizou o alargamento de alguns retornos na Avenida das Américas. Aqueles pontos que não puderam acompanhar as obras de concretagem da pista do BRT, estão sendo alterados sequencialmente, inclusive com a aplicação de asfalto novo em alguns trechos da pista central da Avenida das Américas

Na Barra, foram entregues os retornos próximos aos condomínios Mandala e Américas Park e do Shopping Vogue. Os alargamentos dos retornos já estão oferecendo mais rapidez aos veículos que estão trafegando no sentido Recreio. São trechos que causavam gargalos significativos no trânsito, nos horários de pico.

No Recreio, o Retorno do Prezunic, que fica próximo da estação do BRT Nova Barra, está recebendo os últimos serviços. A principal intervenção realizada nesse trecho, foi o alargamento do retorno que passou a ter três faixas e a faixa de acumulação dos veículos também foi alargada. Uma nova agulha de saída para a pista central foi aberta, e foi implantada mais uma nova agulha, um pouco antes do retorno, para que os veículos possam acessar a pista lateral da Avenida das Américas, para que o cruzamento de veículos aconteça com mais fluidez e segurança.

"Para os motoristas não sofrerem impactos repetitivos na mesma área, nós aproveitamos as obras na pista do BRT Transoeste para realizar grande parte dessas intervenções. Como os primeiros resultados foram muito satisfatórios, estamos realizando o alargamento no maior número possível de retornos. Nosso trabalho de escuta começou no início de 2021 e agora ficamos felizes por conseguir colocar em prática projetos tão significativos, e ao mesmo tempo atender às solicitações dos moradores. Afinal, a Avenida das Américas é uma das vias mais movimentadas da cidade do Rio de Janeiro," afirma o Subprefeito Raphael Lima.

Estão em andamento as obras dos retornos próximos das estações do BRT Guignard e Recreio Shopping, no Recreio dos Bandeirantes.

 

A tão aguardada linha de ônibus entre o Centro de Niterói e a Barra da Tijuca tem até o final do mês de outubro para começar a circular. O secretário estadual de Transporte e Mobilidade, Washington Reis, e o subsecretário estadual de Energia e Economia do Mar, Felipe Peixoto, anunciaram que as informações sobre a nova linha seriam publicadas oficialmente na próxima semana pelo Departamento de Transportes Rodoviários do Estado do Rio de Janeiro (Detro-RJ). 

O subsecretário, que é de Niterói, conta que esta é uma demanda antiga da cidade e que, desde 2021, quando era deputado estadual, já lutava pela implementação do trajeto. 

“Essa ligação é uma demanda antiga e gigantesca. A publicação pelo Detro pode ser feita a partir da próxima segunda-feira e, uma vez feito isso, a linha já pode começar a circular, inclusive a partir da própria data da publicação. Enquanto não temos o metrô, a solução mais rápida é essa. Um estudo de destino-origem mostra que Niterói era a segunda centralidade do estado e perdeu, agora, para a Barra. São duas centralidades muito importantes. Muita gente mora em Niterói e trabalha na Barra e vice-versa. Muitas empresas deixaram o Centro do Rio e foram para a Barra”, conta Peixoto, para o O Globo. 

Ele também pleiteia pela circulação de outros dois trajetos, um pela Linha Amarela e outro pela Zona Sul. A ideia é que a linha seja criada a partir da extensão de outra já existente, o que facilitaria ainda mais a implementação do novo trajeto. 

Em agosto deste ano foi realizado um estudo técnico pelo Detro, para avaliar as linhas intermunicipais de ônibus já existentes e a possibilidade de criação de outras, como a entre Niterói e Barra da Tijuca. Na época, o órgão confirmou que esta era uma antiga demanda dos passageiros e que a solicitação de análise foi proposta por Washington Reis. 

Nesta situação, as linhas de ônibus são consideradas experimentais até que haja uma licitação para formalizá-las, pois não há previsão legal para a criação de novas linhas sem que ocorra o processo. Linhas experimentais podem rodar por um período máximo de dois anos ou até que haja uma licitação, o que acontecer primeiro.