Banho de luz proporcionado por 22 postes, 31 luminárias de LED e dois projetores permitirá que, iluminado, Quebramar vire point noturno
O Quebramar da Barra da Tijuca, a partir de hoje à noite, será visto de qualquer ponto da orla. Isso porque a Rioluz, em parceria com o consórcio Smartluz, implantou um sistema inédito de iluminação até a ponta do píer. Uma solicitação dos moradores, que a Subprefeitura da Barra acolheu e deu andamento.

O banho de luz do Quebramar, conta com 22 postes, 31 luminárias de LED e dois projetores que deixarão o local totalmente iluminado, agradando os moradores e turistas que gostam de frequentar o píer para apreciar o mar, além de ser um local de uso dos pescadores. Para preservar a bela vista do local, a Rioluz instalou dois comandos e 160 metros de cabos no circuito subterrâneo.

"O Luz Maravilha é um reforço na segurança da nossa região. A iluminação mais potente traz mais conforto para os motoristas e deixa as vias mais seguras para os pedestres. E agora, com a nova iluminação do Quebramar, os moradores e visitantes vão poder curtir mais tempo no pier, que tem potencial para se tornar um novo ponto de encontro noturno do bairro.", afirma o Subprefeito da Barra, Recreio e Vargens, Raphael Lima.

A Prefeitura do Rio segue avançando com o programa Luz Maravilha nos bairros da Barra, Recreio e Vargens. Na Avenida Lúcio Costa, que acompanha as praias dos bairros da Barra da Tijuca e do Recreio, o programa está realizando a troca dos pontos de luz amarela pelas novas lâmpadas de LED. Incluindo novos postes de fibra que estão sendo instalados, reforçando a durabilidade e a segurança dos equipamentos, com novos pontos de luz, assim como já foi feito nas orlas de Copacabana e da Praia Vermelha.

No calçadão da Avenida Lúcio Costa, cada quiosque terá o reforço de pelo menos dois pontos da nova luz branca e, para completar, os refletores das areias também estão sendo trocados por luzes mais potentes e resistentes. A partir da troca da nova iluminação, as atividades nas areias poderão ser feitas em horários mais flexíveis também durante a noite, quando a temperatura está mais amena.

O subprefeito lembra que a CET-RIO já concluiu um trabalho de iluminação indireta na área da Reserva, que fica entre a Barra e o Recreio. Quem passa por essa parte da Avenida Lúcio Costa, já pode ver a nova pintura das faixas e acompanhar os olhos de gato colocados no asfalto, no trecho onde não são permitidos postes devido à área de proteção ambiental. 

O Programa Luz Maravilha beneficia a rotina dos moradores da cidade do Rio de Janeiro. Somente no Jardim Oceânico, sub bairro da Barra, o programa já instalou as novas lâmpadas em 27 vias da região. E, em toda a cidade, superou a marca de 225 mil pontos instalados com lâmpadas de LED, metade da meta inicial estabelecida pela Parceria Público-Privada (PPP) da Prefeitura do Rio, que prevê a troca de todo o parque de iluminação pública, com a substituição de 450 mil luminárias no município.