Escola de arte foi criada por Gringo Cardia e Marisa Orth

Todo jovem sonha ter uma profissão e ser bem-sucedido na carreira que escolheu. Assim como todo artista deseja apresentar sua obra em uma grande casa. Alunos e ex-alunos da escola de arte e tecnologia Spectaculu estão próximos de realizar tudo isso de uma só vez. A partir do próximo dia 12 de novembro, segunda-feira, o Pavilhão das Artes, no Riocentro, recebe a mostra "Escola Spectaculu: O Mundo com Outros Olhos".

A exposição mostrará trabalhos conceituais desenvolvidos por alunos nas áreas de fotografia, cabelo, maquiagem, adereços, produção, iluminação e cenários. As obras são resultado de projetos criados e protagonizados por esses jovens, inspirados em suas próprias vivências. Entre as fotos da coleção estão retratos de jovens da periferia, amigos e personalidades da Spectaculu, como Preta Gil, Thiaguinho e Flavio Renegado.

Fundada em 1999 pelo artista visual Gringo Cardia e pela atriz Marisa Orth, a Spectaculu oferece educação criativa e inserção profissional na indústria do entretenimento para jovens de 17 a 21 anos, que estudem na rede pública de ensino e sejam moradores de áreas de vulnerabilidade social da região metropolitana do Rio de Janeiro. A escola funciona no Cais do Porto do Rio e, além do apoio da classe artística, hoje conta também com três importantes colaboradores na direção de suas atividades: o artista plástico Vik Muniz, a diretora de projetos especiais de moda e arte Malu Barretto e o diretor de arte Giovanni Bianco.