Aos 49 anos de idade, o Presidente da OAB-Barra, Claudio Carneiro, eleito em 2016, atua como advogado há vinte anos. Além de exercer a advocacia, é professor do Curso de Doutorado da Universidade Autônoma de Lisboa - em Portugal, e da Christian Florida University, nos Estados Unidos.

Por Marcelo Perillier

Aos 49 anos de idade, o Presidente da OAB-Barra, Claudio Carneiro, eleito em 2016, atua como advogado há vinte anos. Além de exercer a advocacia, é professor do Curso de Doutorado da Universidade Autônoma de Lisboa - em Portugal, e da Christian Florida University, nos Estados Unidos. Na Fundação Getúlio Vargas (FGV), atua como professor de MBA. Enquanto trabalhava como policial militar no Estado do Rio de Janeiro, entre os anos de 88 e 98, cursou Licenciatura e, logo depois, ainda fez Direito. Agora, com exclusividade para o Jornal da Barra, o ex-Procurador do Município de Rio Bonito, fala sobre a sua vida profissional, pessoal e sobre os planos
para o futuro.

Jornal da Barra: Você assumiu a OAB-Barra em janeiro de 2016. Como foi o processo de reestruturação para ela ficar como está hoje?

Carneiro: Bom, nós viemos suceder o Ricardo Menezes e a nossa missão era zelar pelo interesse da classe. Essa é a nossa principal missão. Mas nós também sempre
entendemos que a OAB, pelo seu papel histórico, tem que estar ao lado da sociedade. Hoje, temos um corpo composto por 70 delegados, que estão de plantão no Fórum. Reestruturamos a Procuradoria da OAB-Barra, que hoje tem um quadro composto por vários procuradores, e todos os convênios, contratos, tratativas negociais internas e externas, passam por uma avaliação interna do corpo jurídico, para ter validade. Reestruturamos as comissões temáticas: de assuntos tributários e de meio ambiente. Isso tudo para dar maior amplitude aos temas, focando na região. Fizemos conferências internacionais com a Universidade de Coimbra, com a Universidade de Lisboa, e elas foram retransmitidas para quatro países da Europa: Inglaterra, França, Itália, Espanha. Enfim, avançamos no sentido de dar maior amplitude à OAB-Barra.

Jornal da Barra: O cidadão da Barra consegue ver a OAB como instrumento de ajuda para tentar conseguir os seus direitos?

Carneiro: Como eu disse anteriormente, a missão principal da OAB é zelar pelos interesses da classe, mas nós também avançamos no sentido de estar ao lado da sociedade. Então o que nós fizemos? Estreitamos o relacionamento com todas as entidades da região - Associação Comercial e Associação de Moradores, entre outras. Hoje, nós temos espaço no Conselho de Segurança. E, com isso, a sociedade da região enxergou na OAB-Barra um parceiro. Ela tem participado dos eventos, tem buscado a gente. Hoje, nos enxergam como um ‘amigo’. Por isso, estamos montando um evento que vai se chamar “Amigos da OAB-Barra”.

Jornal da Barra: Quando vai ser esse evento?

Carneiro: Nós vamos fazer no final do ano, comemorando o nosso segundo ano de gestão. Tabulamos uma pesquisa no Fórum da Barra da Tijuca, com toda a classe, intitulada “A voz do Advogado”. Queremos saber o que o advogado sente em relação à OAB-Barra. Na primeira parcial da nossa pesquisa, conseguimos aprovação de 89,9%.

Jornal da Barra: Esse percentual comprova o sucesso da gestão?

Carneiro: Sem dúvida! É por isso que colocamos o nome de “A Voz do Advogado”, que é o a percepção do advogado. Hoje, atendemos aos advogados e à sociedade, que têm participado ativamente. Fizemos um grande evento de Segurança Pública, através da Comissão Especial de Gestão Estratégica. Nesse evento, convidamos todas as entidades locais. Esteve presente o Secretário de Estado de Segurança, Roberto Sá, delegados e o Comandante do Batalhão da área. Temos sempre procurado participar das audiências públicas que envolvem a região e, principalmente, estar ao lado da sociedade, em tudo que o Poder Público fizer e tenha impacto na região. Analisamos todos os Projetos de Lei que envolvem a região, como a questão do PEU das Vargens e as questões tributárias que envolvem o IPTU. Enfim, participamos de todas as questões jurídicas, com o intuito de defender os interesses coletivos da sociedade.

Jornal da Barra: Vimos um longo processo de transformação da Barra, desde o Pan Americano até os Jogos Olímpicos. A chegada da OAB aqui, que foi em 2006, também reflete essa evolução da Barra da Tijuca?

Carneiro: Hoje, a OAB-Barra tem em sua jurisdição 16 mil advogados residentes. Isso, com certeza, veio não só com o fluxo migratório, impulsionado pelos novos empreendimentos, mas também pela vinda de novos escritórios, que trazem junto mais advogados. Então, esse número de advogados representa esse fluxo migratório empresarial e residencial.

Jornal da Barra: O Fórum também colaborou para esse crescimento?

Carneiro: Sim, e um dos grandes problemas que nós enfrentamos hoje para a militância, é que o Fórum da Barra está congestionado. Estamos propondo a abertura de mais três Varas, porque as que existem já não dão conta do volume de processos que correm ali. O problema é a crise orçamentária que vive o Rio de Janeiro. Isso atrapalha no sentido de ampliar o Fórum. Nós fazemos mensalmente entrega de novas carteiras aos advogados. No último mês, por exemplo, foram 49 advogados e 17 estagiários.

Jornal da Barra: Como que foi chegar à Presidência, nesse período de maior transformação da Barra?

Carneiro: Assim, é uma das coisas que sempre foi uma característica minha. Sempre fui focado no trabalho em equipe e é nisso que também focamos em nossa gestão. Eu costumo dizer que juntos somos mais fortes. Isso é o que prego dentro da Ordem. E tenho conseguido manter esse modelo de gestão, que tem sido muito proveitoso e tido um alto índice de aprovação perante a classe e a sociedade.

Jornal da Barra: Nós sabemos que a carreira de advogado é um pouco estressante. Sendo assim, vocês realizam atividades para aproximar o profissional do convívio familiar?

Carneiro: Quando assumimos a gestão, procuramos atender não só aos advogados com cursos de capacitação e atualização. Temos também atividades para não advogados, que envolvem questões culturais. No Dia das Crianças, fizemos um evento para elas - que é uma coisa com a qual sempre me preocupei. Acho que a Instituição deve se preocupar com o advogado sim, mas não afastá-lo do convívio familiar. Então, nada melhor do que isso, do que você criar atividades para que o advogado ou advogada possa trazer o seu cônjuge e, especialmente, os filhos. Nós nunca tivemos atividades para os filhos. Essa foi a primeira! Criamos o Centro Cultural da OAB-Barra e trouxemos uma professora que recitou poesias infantis, contou histórias e realizou dinâmicas para as crianças. Foi muito legal.

Jornal da Barra: As associações da região conseguiram se aproximar mais da Ordem na sua gestão?

Carneiro: Eu tive uma surpresa muito prazerosa. Eu diria que hoje, se não todas, quase todas as Associações locais estão integradas com a OAB. Tanto que recebemos
da Acibarra o prêmio de Líder Empresarial 2016.

Jornal da Barra: Acredita que seja pelo seu jeito de tentar agregar?

Carneiro: Eu diria que é um modelo de gestão. Esse perfil de trabalhar em equipe, de trabalhar junto, de democracia, de agregar, isso é muito típico nosso. Então, acredito que, em parte, sim. A OAB é para os advogados, mas também tem uma história. Até em épocas mais remotas, de impeachment, participamos ativamente da vida política e democrática do Brasil, não no ambiente partidário, mas na democracia do Brasil. Acho que a OAB tem esse papel de estar sempre ao lado da sociedade, defendendo os seus interesses. Por esse motivo, as Entidades viram na OAB-Barra amigos. Veem a Instituição como amiga, não como sempre esteve na visão de alguns, de que estamos “do outro lado”. Nós todos estamos do “mesmo lado”. Em busca de um Brasil melhor, de uma sociedade melhor. No nosso caso, puxando sardinha para o nosso lado, uma Barra melhor.

Jornal da Barra: Qual a área de atuação da OAB no perímetro da Barra?

Carneiro: Vamos lá! Barra, Recreio, Vargens, Itanhangá e Camorim. Nós vamos até o Rio 2. Depois, pertence à Madureira. Então, nessa região, onde muita coisa acontece, eu procuro ao máximo, sempre que convidado, comparecer aos eventos das instituições, para que percebam que a gente está ali não só como discurso.

Jornal da Barra: Você tem mestrado e doutorado nessa área de tributação, como você vê os seus alunos? E como eles te veem?

Carneiro: Hoje, me sinto completamente realizado, porque acabei de fazer o meu pós-doutorado na Universidade de Lisboa. Dou aula em Portugal e nos Estados Unidos. E fazendo um comparativo com os alunos daqui, vejo que todos estão no mesmo nível. Eles veem um profissional que ama o que faz, comprometido. Esse feedback é o que me faz continuar a fazer o que faço.

Jornal da Barra: Essa paixão por ser professor ajuda na questão de ser Presidente da Comissão de Educação?

Carneiro: Sim. Eu diria que recebi um grande presente do presidente Felipe Santa Cruz - presidente da OAB-Rio de Janeiro, de me proporcionar, no ano em que completo trinta anos de magistério e vinte de direito, ser presidente da Comissão de Educação do Rio de Janeiro. Me sinto muito realizado e, mais do que isso, com a responsabilidade e, ao mesmo tempo, a oportunidade de fazer alguma coisa para que a educação seja melhor no estado do Rio de Janeiro.

Jornal da Barra: A educação é a base da sociedade ou isso é apenas um mito?

Carneiro: Disso eu não tenho a menor dúvida! A educação é a base de toda situação próspera! Porque tudo gira em torno da educação. Mas no sentido amplo, tanto escolar quanto familiar. E é esse conjunto de educação que forma os bons cidadãos. Então, não tenho dúvidas de que, para o Brasil melhorar, tem que ter educação, mas sem aquele discurso utópico. Por mais que se desenvolvam os aspectos constitucionais, sem educação podemos ter retrocesso.

Jornal da Barra: Como é o Claudio Carneiro no dia a dia?

Carneiro: Sou bastante ativo. As pessoas dizem que tenho um clone. Porque, além da advocacia, que já desempenho há mais de 20 anos, sou professor. Me sinto um felizardo por Deus ter me proporcionado fazer as duas coisas que amo na vida: ser advogado e professor. Então acho que esse volume de trabalho que tenho é absorvido pelo amor por essas atividades. Trabalho tanto que não sinto. Durmo cinco horas por dia. Agora, uma das coisas que aprendi desde moleque, pois comecei a trabalhar muito cedo - aos 14 anos, é organização. Esse é o segredo para que a gente possa exercer as atividades tanto na advocacia como no magistério. Hoje, graças a Deus, temos uma equipe unida, que sustenta esse escritório e a demanda. Eu costumo dizer que minha equipe é uma família, não um escritório.

Jornal da Barra: Como é o cidadão Claudio da Barra da Tijuca?

Carneiro: O Claudio como cidadão é um Claudio que curte, ama, participa dos eventos da região e é um defensor da região. Fico muito feliz de ver que a iniciativa de vocês, do Jornal da Barra, está prosperando, avançando e melhorando. Isso me dá ainda mais motivação - sou um cara otimista. Não sou só eu, como muitas outras pessoas vêm desempenhando um bom papel na região. E eu, como cidadão da região, fico bastante feliz.

Jornal da Barra: Claudio, uma mensagem parta o leitor do Jornal da Barra.

Carneiro: Acompanho o Jornal da Barra há um tempo e percebi uma mudança qualitativa. E essa mudança vem como o que citei mais cedo: de ver pessoas que estão imbuídas do espírito de melhorar. O Jornal da Barra é um exemplo de pessoas que estão trabalhando em prol da sociedade. Muitas pessoas poderiam me perguntar se o jornal pode ajudar a mudar a sociedade. Eu responderia que sim! Claro! O jornal é um veículo de informação muito significativo para que a sociedade possa internalizar problemas e ajudar a resolvê-los. Só dou parabéns ao Jornal da Barra e vejo como uma ferramenta preciosíssima para a região.