Mais do que ensinar, na prática, uma receita muito saborosa, a aula show da chef Conceição Neroni no Instituto Gourmet de São Conrado foi uma inspiração para alunos e convidados. O encontro aconteceu na noite de quarta-feira e fez parte das comemorações pelo primeiro ano da unidade.

- Conceição conquistou os alunos com a sua simplicidade e competência. Em uma hora ela ensinou, preparou e serviu um penne à bolonhesa que estava divino, demonstrando que um bom molho marinara pode ser a base de muitas preparações! O melhor de tudo foi ver o prazer que ela tem em transmitir o seu conhecimento. Isso é amor pelo que faz - agradeceu Kitty Monte Alto, diretora do Instituto Gourmet de São Conrado.

À frente, desde 1994, do tradicional Margutta Ristorante, ao lado do marido, o italiano Paolo Neroni, Conceição encantou, de fato, a todos. Antes de colocar a mão na massa, literalmente, a convidada especial, que é capixaba, mas radicada no Rio desde a década de 1970, falou um pouco de sua trajetória. E exaltou a culinária brasileira:

- Venho de família de cozinheiros. Mesmo assim, a cada dia que passa você aprende. Não vou falar que eu sei mais que você. Cada dia que você faz é um dia a mais de aprendizado. Faço a culinária italiana, a capixaba, alguns pratos da cozinha peruana e outros da turca. São lugares para onde viajei, trabalhei e aprendi. Cada viagem que você faz é possível aprender. Aqui no Brasil mesmo. Quer uma cozinha mais diversificada do que a brasileira? Não existe. Temos 27 estados, cada um com um prato diferente.

Entre os ensinamentos, a convidada especial disse que, na cozinha, é preciso usar a alma, o coração e a imaginação. E não se pode ter medo de errar:

- Se você fizer um prato e errar, faça de novo.

Ao fim da aula, a chef agradeceu, mais uma vez, o convite:

- Estou muito feliz com essa troca de experiência. E coloco-me à disposição, caso o Instituto Gourmet queira mais aulas minhas a cada dois meses.

Gratidão dos alunos

Durante a aula, Conceição Neroni teve o auxílio de dois alunos do Instituto Gourmet de São Conrado: Maria Santana e Carlos Nogueira:

- Foi uma experiência inédita e inesperada. A princípio estava muito ansiosa, mas, aos poucos, fui ficando à vontade, à medida que a Chef Conceição Neroni dava as orientações. Estou muito contente e ainda emocionada, com a certeza de que estou no caminho certo fazendo esse Curso de Cozinheira no Instituto Gourmet - comentou Maria.

- Estou muito emocionado. Entrei para o Instituto Gourmet com o objetivo de fritar ovo e hoje assessorei a chef Conceição. Sou grato ao Instituto por tanto. No começo fiquei nervoso. Foi muito gratificante ter sido escolhido para auxiliá-la. Aprendi muitas coisas, inclusive a simplicidade. É um exemplo ver alguém com tanto conhecimento ser tão humilde. Foi maravilhoso ter aprendido e ajudado - agradeceu Nogueira.