A “D.O.C. Bakery” viraliza nas redes sociais pelo espaço aconchegante, opções de café da manhã e doces da culinária francesa, no Recreio 

 

 

Por: Déborah Gama

 

Inaugurada em março de 2023, a padaria artesanal e confeitaria francesa D.O.C. Bakery tem conquistado muitos olhares e paladares. Localizada no Recreio dos Bandeirantes, o lugar caiu na boca do povo após viralizar nas redes sociais com vídeos do carro-chefe da casa: o folhado Suprême, um croissant circular super recheado. Desde então, a ambientação em estilo parisiense, espaço aconchegante e o cuidado refletido nos produtos de alta qualidade, são fatores que trazem destaque ao estabelecimento. 

A D.O.C. Bakery foi idealizada por Fabiane Santos e Leonardo Cunha, seu marido. Ao descobrir a paixão por pães artesanais e de fermentação natural, ela buscou cursos gastronômicos até se apaixonar de vez pela parte de viennoiserie, que é focada em folhados e croissants. 

(Foto: Divulgação) 

O nome do estabelecimento faz referência ao termo ‘Denominação de Origem Controlada’, utilizado para certificar vinhos, queijos, manteigas e outros produtos agrícolas portugueses. “Essa nomenclatura tem a ver com o conceito que a Fabi traz para a loja, porque ela procura produzir os melhores insumos. A manteiga tem que ser francesa e farinha importada, assim como uma máquina para os folhados. A qualidade não se resume ao produto final, mas começa desde o início da preparação, com os fornecedores”, destaca Flávia Zenke, gestora de mídias sociais da padaria artesanal. 

Para garantir melhor qualidade aos pães vendidos e utilizados nos pratos principais do estabelecimento, a fermentação natural é o processo escolhido, onde a massa deve ser trabalhada 24 horas antes de sua comercialização. A execução é responsável por quebrar a cadeia do glúten e impedir a sensação de inchaço após uma refeição. “O produto ganha muito mais qualidade porque não usamos nenhum outro aditivo, apenas farinha, água e sal. É só deixar descansar e processar”, explica Fabiane. 

A loja produz pães que fogem do convencional, sendo dez tipos no total, dentre eles o baguete, parmesão, multigrãos, ciabatta, focaccia, brioche e outros. Devido ao baixo índice glicêmico, a massa promove benefícios à saúde e pode ser incluída na dieta de clientes que procuram manter uma alimentação saudável, com opções de pães 100% integrais e com grãos. 

(Foto: Divulgação) 

Para compor o delicioso cardápio, estão presentes opções como omeletes, croissants doces e salgados, quiches e ovos mexidos. Além disso, os tartines e benedictis são pedidos comuns entre o público, sendo uma fatia de sourdough – pão de fermentação natural –, opção de ovo à pochè e escolhas que contém presunto de parma, creme de abacate, bacon, queijo, tomate e muito mais. Além disso, os sanduíches também são ótimas alternativas para refeições mais robustas e costumam fazer sucesso entre a clientela, como por exemplo o “Nelson”, versão do lanche feito com queijo brie derretido e gratinado, presunto de parma e um leve toque de mel. 

(Foto: Divulgação)

Além dos pratos salgados, a parte de confeitaria francesa dá um toque moderno nos doces tradicionais parisienses. O produto de destaque é o Folheado Suprême, que já é sucesso em lugares como Nova Iorque e agora ocupa espaço no Recreio dos Bandeirantes. Composto por uma massa redonda crocante e super recheada, o croissant existe nos sabores de pistache, chocolate, chocolate branco com amêndoas e framboesa (R$20). Outro diferencial da loja é o Choux, uma leve massa de profiteroles recheada com bastante creme de avelã e caramelo, polvilhada com açúcar de confeiteiro. 

(Foto: Divulgação) 

O sucesso da D.O.C. Bakery pode ser atribuído à diversidade de receitas da culinária francesa e nas combinações de sabores, mas é impossível não levar em consideração o ambiente e a filosofia da loja. “Focamos na experiência. Somos mais do que uma padaria artesanal, mas um espaço de convivência. Se você for perceber, a comida sempre esteve envolvida em vários momentos da história, então a experiência de você estar junto e compartilhar momentos bons é muito importante”, reflete Flávia Zenke. A gestora de mídias sociais também explica que a marca carrega o conceito de ‘Comer, Sentir & Amar’, ou seja, onde o visitante sente o cuidado e amor através do preparo dos produtos e, ao comer em um ambiente apaixonante, sente vontade de retornar. 

“Decidimos criar a D.O.C. com o objetivo de ser um espaço para a família, para pessoas que têm filhos. Temos uma área para as crianças, onde as famílias podem passar a tarde tomando um café com tranquilidade”, diz Fabiane Santos. Além disso, o local também tem um cardápio personalizado para pets, com opções de petiscos e alimentação natural. 

(Foto: Divulgação)

O ambiente acolhedor, instagramável e aconchegante têm sido bastante procurado por pessoas de todas as idades, para atividades triviais do dia a dia, como desfrutar de um bom café da manhã, até a comemoração de datas especiais, como o Dia dos Pais, que acontece no dia 13 de agosto. Sendo assim, o local é uma ótima opção para um encontro caloroso ao lado da figura paterna homenageada. 

Devido ao sucesso crescente nas redes sociais, as ondas de visitantes têm aumentado e, com ela, as demandas pelas delícias produzidas pela D.O.C. Bakery. “Tivemos que aumentar a produção quase que do dia para a noite. Começaram a chegar pessoas de Niterói e outros lugares do Rio, só para nos visitar. Hoje fazemos cerca de 400 Suprêmes por dia, o que, comparando com o tamanho da loja, é um número que salta aos olhos”, conta Fabiane.

 

SERVIÇO:

Local: Avenida Alfredo Balthazar da Silveira, 1795 – Recreio dos Bandeirantes

Horário de funcionamento: de segunda a domingo, das 7h45 às 20h

Instagram: @d.o.c.bakery