De 13 a 14 de setembro, os cariocas poderão degustar diversos rótulos de Portugal em um espaço a céu aberto e com boa música

Depois do sucesso do Wine&Food Downtown, o shopping abre sua praça central para receber a primeira edição do Vinhos do Alentejo. Serão 14 produtores e cerca de 100 rótulos de uma das principais regiões produtoras de vinhos em Portugal. O evento acontece nos dias 13 e 14 de setembro, sexta-feira, das 16h à meia-noite, e sábado, de 12h à meia noite.

Serão dois dias de festa com shows, bate-papos e palestras. Tudo com entrada franca. O público poderá desfrutar os sabores dos vinhos da região do Alentejo em taças ou garrafas a preços promocionais. E para harmonizar, pratos e petiscos de alguns dos melhores bares e restaurantes do Rio. Sem falar nas delícias típicas de Portugal. A taça do evento custa R$20,00 e dá direito a primeira degustação grátis.

E para não deixar ninguém parado, o Vinhos do Alentejo terá show do cantor e compositor Pedro Miranda - um dos maiores nomes do samba e da nova geração da MPB - e do carioca Rafael Garcia. O artista investiga a relação entre as músicas do Brasil e Portugal.

O Vinhos do Alentejo do Downtown é organizado pela Essência do Vinho e Revista Vinhos, com apoio da Comissão Vitivinícola Regional Alentejana (CVRA), em parceria com o Shopping Downtown e curadoria dos jornalistas Alexandre Lalas, Juarez Becoza e Pedro Landim. Evento possui entrada franca.

Vinícolas participantes:

Carmim – Reguengos / Cartuxa - Fundação Eugénio de Almeida / Casa Relvadas / Comenda Grande / Cortes de Cima / Esporão / Herdade do Peso / Herdade dos Coteis / HMR – Docwine / João Portugal Ramos / José Maria da Fonseca / Monte Capela / Quinta do Zambujeiro / Vinhos Folha do Meio - Alto da Capela

Gastronomia:

Aconchego Carioca / Alda Maria Doces Portugueses / Bar da Frente / Frederic De Maeyer Epicerie / La Carioca Cevicheria / Massa+Ella / Miam Miam / Mil Frutas / Pavão Azul / Queijo com Prosa / Velho Adonis

 

Programação:

Sexta-feira - 13/09

20h - Bate-papo sobre 'Vinhos do Alentejo'. Enoturismo, gastronomia e sustentabilidade com Maria Amélia Vaz da Silva, diretora de marketing da CVRA; Alexandre Lalas, jornalista crítico de vinhos; Luciana Fróes, jornalista de gastronomia; e Nuno Pires, diretor da Revista Vinhos.

21h - Show com o músico carioca Rafael Garcia: 'Quando o samba encontra o fado'

Sábado - 14/09

16h - Palestra 'Arinto, a eletricidade do Alentejo'. Conheça mais sobre a casta que empresta frescor e tensão aos brancos alentejanos com Alexandre Lalas.

18h - Palestra 'Elegância x Potência: os dois lados do Alentejo'. Dos delicados os robustos, entenda por que no Alentejo os estilos se encontram com Alexandre Lalas.

19h - Show com o músico carioca Rafael Garcia: 'Quando o samba encontra o fado'

21h - Show de samba e MPB com o músico e cantor Pedro Miranda