Jornal da Barra esteve na cabine de imprensa do filme

Por Gabriel Moses

Um dos personagens mais sádicos, violentos e carismáticos do mundo em quadrinhos ganhou mais uma representação sua no cinema. Com o filme solo de origem dirigido por Todd Phillips, Coringa chega às telonas nesta quinta-feira (03), mas o Jornal da Barra já conferiu a trama e deixa aqui suas primeiras impressões.

O longa começa com sua atração principal: Arthur Fleck, uma palhaço dançarino que ganha sua vida com a arte na perigosa cidade fictícia de Gotham, repleta de bandidos, crimes e pobreza. Mas ao mesmo tempo, é região de muitos empreendimentos e de famílias tradicionalmente abastadas, o que remete à segregação social ali existente.

Em meio às dificuldades financeiras e às frustrações pessoais, Arthur luta contra o seu próprio eu em quase todo o filme. "Só é preciso um dia ruim para reduzir o mais são dos homens a um lunático". E é nessa linha que Phillips conduz a história, possivelmente com muita influência da história em quadrinhos "A Piada Mortal", de Alan Moore.

Com um enredo lento, mas gradativo, e com mensagens subliminares e subjetivas, a história da origem do vilão mexe com as emoções do telespectador que, por muitas vezes, pode acabar torcendo pelo palhaço em certos momentos. 

Temas como abuso, machismo, preconceito e deficiência giram em torno do protagonista, um sujeito até então pacato e deprimido, mas que encorpa a sua verdadeira essência com o andar das cenas.

Coringa é um excepcional filme. Embora seja bastante pesado com suas cenas violentas e que se aproximam de uma realidade não tão distante, a película remete bem a construção figural e icônica do maior vilão do mundo dos super-heróis. Certamente já desponta como um dos favoritos a indicações ao Oscar, principalmente nas categorias de melhor filme, melhor ator, e talvez surpreenda com uma indicação a melhor direção fotográfica.

Joaquin Phoenix

A estrela do filme fez por merecer. O renomado ator de 'Gladiador', 'Johnny & June' e 'Ela' é um destaque singular no que se refere à atuação. Assim como Heath Ledger ficou merecidamente marcado pelo seu papel em 'Batman: O Cavaleiro das Trevas', Phoenix será lembrado como uma grande referência ao Coringa em filmes. Com trejeitos bem específicos e uma gargalhada assustadoramente brilhante, o ator também encorporou literalmente o físico do personagem, ao perder 24 kg para se aproximar à realidade franzina do palhaço.

Trilha sonora

Hildur Gudnadottir compôs a trilha. Um trabalho de sucesso. Tem cenas que são movidas simplesmente pelo ritmo da composição.

Roteiro

Além de Todd Phillips, Scott Silver também participou da montagem do roteiro. Apesar de robusto, a história não se perde com suas tramas. Ela prende o público com as bem elaboradas interações entre os personagens. Os roteiristas foram bem caprichosos nos detalhes e deixam pontos propositais em certas circunstâncias, que levam a pensamentos interpretativos de cada um.