Completando 70 anos, um dos maiores sambistas brasileiros se apresenta no dia 20 de dezembro com banda completa, arranjos exclusivos e um repertório cheio de sucessos

Um dos maiores sambistas brasileiros e com mais de quarenta anos dedicados à música, Jorge Aragão chega ao Km de Vantagens Hall RJ no dia 20 de dezembro com banda completa, arranjos exclusivos e um repertório que contempla quatro décadas de carreira. E com uma novidade. Jorge vai presentear o público com um samba novo, com sua conhecida assinatura e identidade: A Possibilidade. Música que já está disponível em todas as plataformas digitais.

Os participantes do programa Km de Vantagens contarão com a pré-venda exclusiva entre os dias 05 e 07 de novembro. A venda para o público em geral estará disponível a partir do dia 08 de novembro. Além disso, participantes do programa podem garantir seus ingressos com desconto, que deverão ser adquiridos pela internet (www.ticketsforfun.com.br), nos pontos de venda e na bilheteria do Km de Vantagens Hall RJ. O show é realizado pela Time for Fun.

Este, aliás, é um ano muito feliz para nosso poeta do samba. Ele está comemorando seus bons e bem vividos setenta anos e tem celebrado a vida fazendo o que ama: cantar. E, como não poderia deixar de ser, ao lado do público que acompanha.  Afinal: é o povo quem produz o show e assina a direção.

Com agenda de show cheia e bem distribuída pelo Brasil, Jorge Aragão segue sua história de compositor, cantor, sambista e operário de música popular brasileira. 

70 anos e uma carreira que começou nos anos 70

Jorge Aragão aprendeu a tocar violão de ouvido, aos 11 anos, bem antes de se dedicar exclusivamente à música. Foi corneteiro no quartel, representante comercial de calçados, carregador, técnico de ar-condicionado e cronometrista de corrida de motocicletas.  Para quem não sabe, nos anos 70, antes de ser o sambista genial que conhecemos hoje, ele foi guitarrista de baile e fã de Jimi Hendrix e Wes Montgomery.

Despontou como compositor em 1976, com o clássico Malandro, imortalizado por Elza Soares – composição de oito anos antes, em parceria com Jotabê. Mais de quarenta anos depois, a MPB continua reverenciando a caneta de Aragão. Beth Carvalho, Martinho da Vila, Zeca Pagodinho, Alcione, Ney Matogrosso, Emílio Santiago, Dona Ivone Lara, Leci Brandão, Jorge Vercillo, Sandra de Sá, Elba Ramalho, Jair Rodrigues são alguns dos intérpretes que têm canções de Jorge Aragão em seu repertório.

O músico Neoci Dias levou o jovem Jorge ao bloco carnavalesco Cacique de Ramos - uma roda de samba informal, onde apresentavam-se novos compositores. Foi embaixo da famosa Tamarineira da quadra do bloco que seu talento deslanchou. Nasceram “Vou Festejar” (com Dida e Neoci) e “Coisinha do Pai” (com Almir Guineto e Luiz Carlos Chuchu), entre outros sucessos.

Ali também surgiu a primeira formação do Grupo Fundo de Quintal, com Bira Presidente, Ubirany, Sereno, Almir Guineto e Neoci. Após participar da gravação do LP "Samba é do Fundo de Quintal", em 1980, Jorge deixou o grupo para um bem-sucedido voo solo.

Um voo alto que fez dele um dos maiores sambistas brasileiros, reconhecido internacionalmente. Canções, como: "Eu e você sempre", “Lucidez”, “Moleque Atrevido”, “Deus Manda”, “De Sampa a São Luiz”, “Alvará”, "Malandro", "Vou festejar", "Enredo do meu samba", "Coisa de Pele", "Terceira Pessoa", "Amigos… Amantes", "Do Fundo do Nosso Quintal", entre outros, estão no cotidiano e na memória afetiva de quem gosta de boa música.

Jorge Aragão tem o privilégio de levar sua música das mais diversas formas, em todo lugar: lançou uma versão para cavaquinho da clássica "Ave Maria" de Gounod; está presente no Carnaval com a vinheta "Globeleza" (TV Globo); e nos orgulhou quando "Coisinha do Pai" ganhou uma gravação inédita para acordar Mars Pathfinder - um robô da NASA, em Marte. Este senhor eclético guarda em sua obra romantismo, poesia, alegria, mas também posicionamento, a exemplo dos sambas: "Cabelo pixaim", "Coisa de Pele" e "Identidade".

Recentemente Jorge Aragão foi o homenageado da quinta edição do Sambabook. O projeto - que retratou também João Nogueira, Zeca Pagodinho, Martinho da Vila e Dona Ivone Lara - divulgou a obra do poeta do samba através de depoimentos, entrevistas, fotos e música. Suas composições ganharam nova roupagem nas vozes de Seu Jorge, Ivan Lins, Beth Carvalho, Diogo Nogueira, Zeca Pagodinho, Alcione, Elza Soares, Luiz Melodia, Lenine, Maria Rita, Martinho da Vila, Baby do Brasil, Jorge Vercillo, Anitta, Joyce Cândido, Péricles, Martinho Da Vila, Xande De Pilares, Vander Lee, Emicida, Thais Macedo, Fundo De Quintal, Sandra De Sá, Luciana Mello, além das participações de Afro Lata e Orquestra Afroreggae.

Histórias de uma vida musical para contar. Nos setenta anos, esse “Moleque atrevido”, nos dá seu melhor presente.