Entre os dias 12 a 15, o espaço conta com performances circenses e comemora os dois anos da nova sede da instituição 

 

 

Para comemorar em grande estilo o Dia das Crianças, o Museu do Pontal preparou muita diversão e palhaçadas. Ao celebrar os dois anos da nova sede do Museu, o local oferece uma programação especial com seis espetáculos circenses voltados para a família, de quinta-feira (12) até domingo (15). O evento tem entrada gratuita e curadoria feita pelo artista Ricardo Gadelha.

O diretor executivo do Museu do Pontal, Lucas Van de Beuque, destacou o sucesso da instituição em seu segundo ano na Barra. “Neste ano, recebemos mais de 100 mil pessoas. Quase 20 mil participaram das 212 oficinas e espetáculos que movimentam os finais de semana, fazendo do Museu uma grande praça para reverenciar a cultura popular brasileira. Vamos comemorar esses resultados com as famílias, nosso principal público, trazendo a arte circense”, conta Lucas. 

A nova sede do Museu do Pontal foi inaugurada em 2021 e reúne características de um museu livre, que oferece não apenas exibições, mas também uma intensa programação de espetáculos e oficinas nos finais de semana, ao celebrar a diversidade da cultura popular brasileira. 

As obras expostas foram cuidadosamente escolhidas para encantar o público com cores e aberturas que ajudam na visão ampla do espaço de mil metros quadrados, onde mais de 100 artistas já contribuíram com cerca de 2 mil obras. Além disso, conteúdos audiovisuais, como um jogo digital interativo de danças brasileiras, permitem que os visitantes aprendam passos de frevo, carimbó, chula, jongo e funk. 

Desde a inauguração da nova sede, o espaço já homenageou grandes mestres e artistas populares, através da exposição e eventos especiais. Em setembro, a exposição “Ocupação Dona Onete” esteve presente no Museu, ao traçar a trajetória da cantora e compositora por meio de fotos, vídeos e documentos.

 

Programação: 

  • Quinta-feira (12): ‘Rodando’, às 10h; ‘Telepático’, às 16h
  • Sexta-feira (13): ‘Homem foca’, às 16h 
  • Sábado (14): ‘O Homem Bola’, às 10h; ‘Circo Teatro Saltimbanco’, às 16h 
  • Domingo (15): ‘Neca Pop Star’, às 16h

 

SERVIÇO:

Data: 12 a 15 de outubro, 2023 

Horário de funcionamento: de quinta a domingo, das 10h às 18h (último acesso às exposições às 17h30)

Local: Av. Celis Ribeiro da Silva Mendes, 3300 – Barra da Tijuca, Museu do Pontal