Com estrutura de primeiro mundo, ‘Stranger Things: The Experience’ traz a aventura diretamente dos anos 80 para o BarraShopping 

 

Por: Pedro Sobreiro

 

Lançada em 2016, a série 'Stranger Things' virou um fenômeno tão poderoso que acabou popularizando a Netflix no mundo. Até então, o serviço de streaming, que era mais de nicho, focava mais em adicionar filmes já existentes ao seu catálogo, como um locadora virtual, mas depois dos números conseguidos pela série original, eles passaram a investir mais em produções originais, como um estúdio independente.

Com mais de 70 prêmios conquistados internacionalmente e com a quarta temporada acumulando mais de 140 milhões de visualizações, Stranger Things 'furou a bolha' e adentrou para o panteão da Cultura Pop.

E como era de se esperar, a franquia se estendeu para além da série, com jogos, peças e a 'Stranger Things: The Experience', que já rodou nove capitais pelo mundo, como Nova York, Paris, Toronto e São Paulo, e agora desembarca no Rio de Janeiro, sua décima cidade.

O evento está sediado no estacionamento do BarraShopping, na Barra da Tijuca - Zona Oeste do Rio de Janeiro. Ele abre ao público nesta quinta-feira (17) e ficará até o final de julho, quando irá para o México. Então, sim, essa é a última oportunidade de conferir o evento no Brasil.

Em entrevista ao Correio da Manhã, Felipe Nogueira, Diretor Executivo da Blast Entertainment, produtora por trás do evento no Brasil, revelou que existe uma grande expectativa dessa experiência no Rio por conta da força da série junto aos fãs, e o pelo sentimento de resgate dos velhos tempos que ela proporciona.

"Nossas expectativas são as melhores possíveis porque tivemos um resultado muito positivo em São Paulo, onde ficamos por cinco meses e levamos mais de 130 mil pessoas, então a nossa expectativa é que os fãs da série queiram viver um esse encantamento aqui no Rio. É uma série tão icônica, que retrata uma época tão única, em que as pessoas eram tão felizes, eram tão idealistas. E a série retrata muito bem isso. Então, acho que a comunidade de fãs da série é nacional. E não tem porque ser diferente no Rio", disse Felipe.

São mais de 2.500m² de estrutura, em que são recriados cenários de diferentes temporadas da série, como a Sala Arco-Íris, a praça de alimentação do Starcourt Mall, o Laboratório Nacional de Hawkins e um portal para o Mundo Invertido. E o mais legal é que existe essa interação com os personagens da série a todo momento, com todo o elenco de atores e dubladores oficiais da série trazidos de volta.

(Foto: Divulgação)

"Acho que a gente não pode nem chamar o Stranger Things: The Experience de exposição, porque é uma mistura de tipos de entretenimento. Você tem atores que interagem com o público e com as telas. Temos muita tecnologia envolvida para criar situações que coloquem o visitante no centro da ação, como um personagem da aventura, que vai decifrar enigmas, usar seus poderes e mudar a narrativa da história. Ou seja, ele participa de um episódio da série. São 45 minutos e cinco salas em que você mergulha em uma história desenvolvida exclusivamente para essa experiência. Não é de nenhum episódio já visto da série, é algo original, trazendo um senso de exclusividade muito legal. É um puzzle bem desafiador", Explicou Felipe Nogueira.

A história desenvolvida se passa em 1986, e começa em um passeio aos laboratórios de Hawkins, onde supostamente será conduzido um estudo sobre os problemas de sono que estão tomando a população local. Porém, imprevistos acontecem e os visitantes ficam presos. Então, Mike, Onze, Dustin e as demais crianças aparecem para tentar salvar o público, que deverá utilizar suas habilidades para escapar dos Demogorgons e do Vecna.

Além da parte interativa, existem alguns figurinos da série e muito locais para recriar momentos icônicos de 'Stranger Things' em fotos, como a famosa parede de luzes da primeira temporada.

(Foto: Divulgação)

E o timing para um evento desse porte chegar ao Rio de Janeiro não poderia ser melhor. Em novembro de 2024, a Netflix confirmou que a quinta - e última - temporada da série estreará em 2025. No entanto, ainda não se sabe a data. Perguntado sobre esse timing, Felipe acredita que possa beneficiar o Stranger Things: The Experience.

"A gente está esperando que a Netflix desembarque a qualquer momento esse grande anúncio [da quinta temporada]. Esses comunicados mobilizam bastante a comunidade de fãs, e a gente tem motivos de sobra para acreditar que haja esse anúncio da data em nossa temporada aqui no Rio, onde a gente fica até o final de julho. Acho que, em algum momento, a gente vai pegar esse embalo da série", concluiu.

Além da parte paga, existe um cenário que ficará aberto ao público. É a praça do Starcourt Mall, que tem a lojinha com produtos exclusivos, uma cabine de fotos, um bar com bebidas temáticas (alcoólicas ou não) da série, uma lanchonete com salgadinhos e a icônica sorveteria Scoops Ahoy, onde Steve e Robin trabalham na terceira temporada.

Esse espaço traz videogames clássicos dos anos 80, como Ms. Pac-Man, e cenários instragramáveis sensacionais para fotos. Também haverá atores trajados como nos anos 80, se tornando um ponto de encontro perfeito para os amigos.

É um evento bem diferente do padrão que costuma vir ao Rio, mas é tão bem montado e está tudo tão bonito que é bem possível que agrade até mesmo quem nunca assistiu a série.

Os ingressos já estão à venda na bilheteria física, no próprio BarraShopping, ou pelo site https://strangerthings-experience.com/rio-de-janeiro/.