Iniciativa que dá voz e visibilidade aos criadores de cultura da Zona Oeste desde 2017, promove cursos, intervenções culturais, arte e gastronomia aos moradores do entorno

Até o dia 12 de dezembro, pontos de BRTs, ruas, praças e estabelecimentos gastronômicos da Zona Oeste darão lugar a iniciativas culturais promovidas pelo Festival Ilumina Zona Oeste, atração que chega a sua 5ª edição buscando dar visibilidade aos artistas da região, com intensa programação cultural gratuita espalhada por toda Zona Oeste. A programação completa pode ser conferida no site www.iluminazonaoeste.org.br  

O Festival, idealizado pelo Instituto Phi e com realização do Instituto Rio, conta com patrocínio da Transolímpica ViaRio e da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro e Secretaria Municipal de Cultura, por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura - Lei do ISS.

Cumprindo todos os protocolos contra a Covid-19 vigentes na Cidade do Rio, o evento presenteia a população local indo ao seu encontro para oferecer experiências artísticas em espaços urbanos, no seu ir e vir pela região, como ruas, praças, viaduto de Realengo, ônibus e também em equipamentos culturais e espaços de educação.

Desde o dia 03 de dezembro, com atividades por toda região, uma das atrações é o animado Rolezinho gastronômico, com André Gabeh, que percorrerá por diferentes lugares na Zona Oeste, provando e divulgando em suas mídias sociais, ao vivo, iguarias de empreendedores que fazem história na localidade, como Joelho do Geléia, em Bangu; Pastel do Fernado’s em Pedra de Guaratiba e Churrasco do Bar do Lu, em Santa Cruz.

E, não para por aí, ao longo da semana acontecem lives literárias, nova edição da FES - Feira de Empreendedores Sustentáveis, em parceria com Casa de Cultura de Jacarepaguá, e muito mais. O encerramento, no dia 12/12, fica por conta do grupo Folia de Reis do Sertão Carioca, no Museu do Pontal.

Luiza Serpa, fundadora do Instituto Phi, criadora e cogestora da iniciativa, se alegra em conhecer, assim como proporcionar oportunidade a diversos empreendedores da arte.

A cada edição o Festival ganha mais parceiros, dando oportunidades para novos participantes. A Zona Oeste é um celeiro de fazedores da cultura, precisamos gerar oportunidades para fomentar a cultura nesta região”, Explica Luiza Serpa

Pablo Ramoz, curador do Festival, também se alegra em poder trazer uma nova edição do festival e voltar para o formato presencial.

 “O Festival esse ano vai levar ao público a possibilidade de ter contato com as artes no seu dia a dia, na volta do trabalho, nas ruas. As apresentações do Ilumina são a nossa forma de abraçar quem mora na Zona Oeste.  Sabemos que as periferias e favelas sempre sofreram com o apagamento cultural e a falta de acesso aos direitos sociais fundamentais, especialmente a cultura. Na R.A de Santa Cruz o Índice de Acesso à Cultura é 05 numa escala ade 0 a 100 (Fonte: Plano Santa Cruz 2030).  A gente não pode manter 41% da população do Rio privada de experiências artísticas, porque isso traz consequências sérias na formação ética, estética e cidadã. Iluminar a cultura é iluminar a vida.” 

 

SERVIÇO: Ilumina Zona Oeste

 

Realização: Instituto Rio

Curadoria: Pablo Ramoz

Produção: Ana Vargas  

Data: até o dia 12 de dezembro

Classificação etária livre

Acesse a programação no site: www.iluminazonaoeste.org.br